O sucessor do Opel Meriva chama-se Crossland X, um modelo que a marca de Russelsheim define como "crossover urbano". Chega ao mercado nacional no final de Junho com um preço a partir dos 17.900 € nas opções a gasolina e 22.800 € nos diesel.
DESIGN. Tal como a Peugeot reconverteu os seus monovolumes em SUV’s, a Opel adoptou o mesmo caminho, sublinhado pela designação "X" estreada com o Mokka, passando a referir os modelos vocacionados para uma utilização no campo do lazer.
A referência à Peugeot não é inocente porque este modelo foi desenvolvido com base na plataforma do 2008, ainda antes de o Grupo PSA ter adquirido a marca alemã...
O Crossland X tem 4,21 metros de comprimento, 1,77 metros de largura e 1,59 metros de altura, o que equivale a dizer que é mais curto (6,3 cm), mais estreito (6,8 cm) e mais baixo (6,8 cm) do que o Mokka X.
Pode parecer mais do mesmo, mas a nova proposta assume um estilo mais urbano e apenas conta com tracção dianteira. Sendo mais baixo, apenas paga Classe 1 nas portagens...
A imagem tem muito a ver com o estilo dos últimos modelos desenvolvidos em Russelsheim e a zona posterior do tejadilho, que se prolonga pela traseira, remete-nos imediatamente para o Adam.
HABITÁCULO. A plataforma do Peugeot 2008 permitiu definir um habitáculo mais amplo, especialmente para os ocupantes dos bancos traseiros, mas também no volume disponível na bagageira que varia entre 410 e os 520 litros, graças ao deslocamento longitudinal dos assentos posteriores (15 cm), que podem ser rebatidos na proporção 40:20:40. Quando isso acontece, o volume de carga pode chegar aos 1 255 litros. Só para haver uma referência, o porta-bagagens do Corsa oferece 285 litros e a do Mokka X disponibiliza 356 litros.
O habitáculo segue a mais recente linha de produtos da Opel, com um visual muito mais limpo e liberto da confusão de botões que chegou a marcar os painéis da marca alemã. Agora, graças ao ecrã táctil central, tudo fica mais simples, com menos botões.
A posição de condução e ligeiramente elevada, a visibilidade muito boa e o interior particularmente luminoso graças ao enorme tejadilho panorâmico (opção) que cobre praticamente todo o Crossland X.
MOTORIZAÇÕES. Na fase de lançamento estão disponíveis três versões a gasolina e duas diesel. No lado dos gasolina, as opções passam pelo motor 1.2 atmosférico com 81 cv e o Turbo de injecção directa com 110 ou 130 cv. No campo dos diesel temos o 1.6 com 99 ou 120 cv. As duas versões de topo de cada um dos propulsores estarão associadas a caixas manuais de seis velocidades, tendo as outras caixas de cinco velocidades. O 1.2 Turbo de 110 cv pode ter caixa automática como opção.
EQUIPAMENTO. O Crossland X vai chega ao mercado com algumas tecnologias pouco vulgares em carros do seu segmento. É o caso de faróis LED adaptativos, "head-up display" (que projecta as informações no pára-brisas) ou carregamento de telemóveis por indução (sem fios). São opcionais e custam dinheiro, mas não é comum estar disponíveis em automóveis deste tamanho...
No campo da segurança, são propostas de série, ou em opção (de acordo com as versões), a travagem de emergência em caso de risco de colisão frontal, com detecção de peões, a manutenção na faixa de rodagem, o reconhecimento de sinais e o estacionamento semiautomático.