A Peugeot renovou o 2008 e a nova família de SUVs franceses chega ao mercado nacional no início de Junho.
O SUV compacto da Peugeot é um sucesso comercial. Basta olhar para o meio milhão de unidades que já foram vendidas. Mas como parar é morrer, a Peugeot renovou a imagem deste modelo, apesar de não ter feito alterações radicais. Como acontece com os restylings, a evolução passou pelo desenho da grelha dianteira, pelo capot anterior e por vários detalhes ao nível dos pára-choques e dos grupos ópticos. Trata-se de uma evolução e não de um novo modelo…
Gama. O 1.2 PureTech a gasolina oferece potências de 82, 110 e 130 cv e preços a partir dos 16 760 €, e as opções diesel passam pelo 1.6 BlueHDI diesel com 75, 100 ou 120 cv (desde os 20 170 €). O dinheiro é um argumento importante e importa fazer as contas...
Apesar de ser um motor a gasolina, o 1.2 PureTech pode ser uma excelente opção para quem não faz grandes viagens. Tem um desempenho elástico e é contido nos consumos.
A versão de 110 cv passa a estar disponível com a caixa automática de seis velocidades (23 520 €), que permite maximizar o seu potencial. A potência não impressiona mas a subida de regime é rápida, o que favorece as retomadas de aceleração de um modelo que é capaz de chegar aos 188 km/h e atinge os 100 km/h em 11,3 segundos. Numa condução descontraída e sem preocupações de consumo, realizámos médias na casa dos 6,8 litros/100 km, o que tem que ser considerado um valor honesto.
Grip Control. O 2008 é um SUV de tracção dianteira, mas o Grip Control é um sistema electrónico que permite pequenas aventuras em maus caminhos com alguma areia, lama, neve ou pisos pedregosos. Permite desligar o controlo de tracção e a electrónica gere o sistema de acordo com as necessidades. Mas atenção: este é apenas um auxiliar, não uma alternativa à tracção total permanente.
GT Line. O 2008 não se alterou muito mas a opção GT Line faz toda a diferença. A zona frontal tem uma imagem mais dinâmica, as jantes específicas, as cavas das rodas com protecções em plástico e as barras no tejadilho são mais do que detalhes. No habitáculo a imagem é mais apelativa, sublinhada por bancos desportivos. Os GT Line podem ser vistos como os modelos mais atraentes da família 2008, que fica mais próxima do segmento Premium, mas custam dinheiro: a versão 1.2 Puretech tem preços desde 23 760 € e o 1.6 BlueHDI começa nos 23 760 € e isso obriga a fazer contas.
FICHA TÉCNICA
Motor: 1.2 PureTech
Cilindrada: 1 199 cc
Potência máxima: 110 cv/5 500 rpm
Binário máximo: 205Nm/1 500 rpm
Velocidade máxima: 188 km/h
0 a 100 Km/h: 11,3 s
Consumo médio: 5,9 l/100 km
Emissões CO2: 110 g/km
Preço desde: 23 520 €
+ DINÂMICA. Bom compromisso entre comportamento, performances e o consumo de combustível.
- RENOVAÇÃO. Em equipa que ganha não se mexe, mas a Peugeot poderia ter ido mais longe.