A Peugeot já afirmou o objectivo de assumir uma posição de destaque no campo dos SUV e os seus últimos modelos mostram que está a trabalhar neste sentido. Basta olhar para o
2008 ou para
o novo 3008, que mostra de forma evidente a afirmação de novas ideias no campo do design e tecnologia.
Se o 3008 abandonou uma imagem que estava a meio caminho entre um SUV e um monovolume, para assumir uma identidade mais forte e dinâmica, o 5008 deixou de ser um monovolume para ser um verdadeiro SUV, apesar de ser um tracção à frente onde o Adavanced Grip Control permite algumas aventuras fora de estrada, graças à gestão electrónica do controlo de tracção que pode ser optimizado para responder às exigências específicas de vários tipos de piso e condições de aderência (Normal, Neve, Lama, Areia e ESP desligado).
O novo 5008 chega na próxima Primavera com uma carroçaria com 4,64 metros, uma volumetria semelhante à do Nissan X-trail. A imagem tem muito a ver com o novo 3008 (19 centímetros mais curto), mas há mais pontos comuns como a plataforma modular EMP-2, comum aos dois SUV, apesar da distância entre-eixos diferir em 16,5 centímetros. São os 2,84 metros entre-eixos do 5008 que permitem ganhar espaço para uma terceira fila de bancos onde é possível sentar dois adultos, o que nem sempre acontece neste tipo de modelos. Ainda não há certezas, mas a opção de sete lugares deve ser um opcional.
A Peugeot não anunciou o volume da bagageira na configuração de sete lugares, mas ela é pequena. Com cinco lugares, dada a possibilidade de mover longitudinalmente os assentos, a marca francesa anuncia 760 litros até ao nível dos vidros, ou 1 060 litros até ao tecto.
A proposta de motores passa por duas opções a gasolina – 1.2 Pure Tech de 130 cv e 1.6 THP de 165 cv – e quatro diesel: 1.8 BlueHDI de 100 e 120 cv e 2.0 BlueHDI de 150 e 180 cv.