Não há muitos segredos à volta do lançamento de uma Pick Up Mercedes, apesar de ser uma grande novidade na marca alemã. Sabe-se que os protótipos andam em testes e a marca alemã já admitiu que o lançamento terá lugar na segunda metade de 2017, mas não há uma ideia clara até onde os alemães querem chegar.
Este tipo de veículos são mais ou menos marginais no mercado europeu onde, há alguns anos, Portugal era uma excepção devido a uma fiscalidade favorável que ajudou a popularizar as Pick Up’s.
Mas estes modelos podem aliar a capacidade de trabalho com actividades de lazer e são muito procurados em alguns mercados fora da Europa, especialmente na América do Sul e na região da Ásia/Pacífico. Por isso, se há construtores como a Nissan, que tem grande tradição neste campo, também há quem queira ganhar espaço nesses mercados.
Num passado ainda recente a VW criou a Amarok para reafirmar a sua posição no mercado sul-americano e mais recentemente a Renault escolheu a Colômbia para fazer a apresentação mundial da
ALASKAN, uma Pick Up que começará a ser vendida do outro lado do Atlântico antes de estar disponível em qualquer outro mercado.
Renault apresentou a pick up ALASKAN na Colômbia
A Pick Up ALASKAN tem por base o chassis de travessas e longarinas da última geração da Nissan Navara e as maiores alterações são estéticas, porque todo o resto é mais ou menos equivalente, aproveitando ao máximo as sinergias da "Aliança Renault/Nissan".
Mas este projecto não se fica por aqui. Depois da Navara/ALASKAN, vem aí a Mercedes e resta saber até que ponto a marca de Estugarda vai fazer a diferença. O chassis será o mesmo, mas não se sabe se a Mercedes vai adoptar os motores Renault/Nissan vestindo-os com outra roupagem, como fez com os Smart, ou se vai utilizar motores da sua gama. Esta é a grande questão, mas por enquanto os alemães não falam sobre o assunto.
Última geração da Nissan Navara