O primeiro veículo 100 por cento eléctrico da SEAT tem chegada prevista para 2019, numa decisão que acompanha a "electrificação" de que o Grupo VW será alvo nos próximos anos.
Esta "estreia" vai acontecer antes da chegada de um
SUV de grandes dimensões (que deverá acontecer na viragem da década) e depois do lançamento do "irmão mais pequeno" do
SEAT Ateca, o
Arona, previsto para 2017.
A revelação foi feita por Enrique Pastor, responsável pela Estratégia de Produto e Investigação de Mercado da marca de Martorell, em declarações à revista britânica "Autocar", durante a apresentação do
novo SEAT Léon.
Segundo a referida publicação, uma fonte da marca espanhola do Grupo VW terá mesmo adiantado que de momento, os sistemas híbridos são demasiado caros para os planos e para os segmentos de mercado em que a SEAT quer estar presente, pelo que teremos de aguardar até 2019 para ver uma proposta eléctrica com a assinatura da fabricante de Barcelona.
Porém, ainda não há garantias de que o primeiro eléctrico da SEAT seja um modelo novo – à imagem do SEAT IBE CONCEPT (que ilustra este artigo), por exemplo -, uma vez que a possibilidade de "oferecer" uma variante "zero emissões" do Ateca ou até mesmo do León também está em cima da mesa.
Recorde-se que o SEAT IBE CONCEPT, apresentado no Salão Automóvel de Genebra de 2010, contava com um propulsor eléctrico de 75 kilowatts, o equivalente a 102 cv de potência. Estava longe de ser um veículo potente, mas é a prova de que a marca espanhola há muito que está atenta a esta tecnologia.