A Renault revelou esta quinta-feira a sua primeira pick-up, denominada ALASKAN. Apresentado em Medellin, na Colômbia, este modelo faz parte da estratégia da marca francesa para expandir o seu crescimento na América do Sul, um mercado muito forte neste segmento.
Este ALASKAN partilha a mesma plataforma da Nissan NP300 Navara,
que também dará origem à primeira pick-up da Mercedes. Mas as semelhanças não se ficam por aí. No exterior também conseguimos encontrar vários pontos em comum.
Robusto e de personalidade vincada, este ALASKAN promete competência quando tiver que "puxar" pelos seus dotes de "off-road" mas não esquece a sua faceta mais prática nem as eficiências de consumo.
A gama de motorizações incluiu o motor diesel de 2.3 litros que a Renault já usa no modelo Master, sendo que estará disponível com 160 cv ou 190. Dois blocos diesel de 2.5 litros com 160 cv e 190 cv também estarão disponíveis, mas é muito pouco provável que cheguem ao mercado nacional. Acoplada a estes blocos estará uma caixa manual de seis velocidades ou uma transmissão automática de sete velocidades. Poderá ainda optar por tracção traseira ou tracção às quatro rodas.
Mas nem só de força vive este ALASKAN. O design também assume uma grande fatia da identidade deste modelo. LED’s diurnos, grelha dianteira cromada, cavas das rodas salientes e jantes de 16 ou 18 polegadas completam o "look".
Dentro do habitáculo - além das mordomias que há muito se tornaram indispensáveis, tais como o ar condicionado – podemos encontrar um ecrã táctil de 5 polegadas com conectividade ao smartphone, sendo que em alguns mercados esta proposta "sobe" para as sete polegadas e oferece dois extras: navegação por satélite e câmera 360º para melhorar a visão do exterior.
O ALASKAN começará a ser vendido ainda este ano na Colômbia, com outros países sul americanos a seguirem-se. Só vai chegar a Portugal em 2017. Apesar da Renault não ter avançado nenhum preço, estima-se que o ALASKAN se posicione perto da Nissan NP300 Navara, que começa nos 25.700 euros.