A Renault Sport divulgou um vídeo (ver acima) para celebrar o facto de ter atingido um milhão de gostos no Facebook e pelo meio mostrou a primeira imagem do próximo Mégane RS. Esta é a boa notícia. A má é que a imagem não mostra nada, uma vez que o automóvel aparece coberto por um pano. Porém, a assinatura das luzes diurnas dianteiras não engana, confirmando que se trata de um Renault Mégane de última geração.
A Renault Sport continua a tratar deste modelo com o máximo secretismo, pelo que as informações são muito escassas. Ainda assim, sabe-se que a marca deverá recorrer ao motor usado no novo Alpine A110 para equipar este Mégane. Trata-se de um bloco de 1.8 litros turbo que debita 252 cv, mas a avaliar pelos concorrentes deste Mégane RS, arriscamo-nos a dizer que a fasquia mínima exigida está nos 300 cv. Só assim a Renault Sport poderá voltar a sonhar com o título de carro de tracção frontal mais rápido no Nurburgring, recorde que já foi do Mégane RS 275 Trophy-R (7’54’’36) e que agora pertence ao Volkswagen Golf GTI Clubsport S (7’49’’21).
Renault Sport já mostrou o novo Mégane RS em vídeo
É praticamente certo que pela primeira vez a Renault Sport vai disponibilizar uma caixa automática EDC de seis velocidades. E se o público europeu prefere a proposta de caixa manual, existem outros mercados em que a procura por uma transmissão automática vai justificar esta decisão.
Outra das novidades passa por uma melhor aderência, fruto do facto do novo Mégane RS ser 25 mm mais baixo e 28 mm mais comprido do que o seu antecessor, factor que lhe permite "montar" pneus mais largos. O comportamento em estrada também foi melhorado, já que esta nova proposta da Renault Sport vai contar com quatro rodas direccionais, característica que lhe garante mais agilidade e que permite reduzir o círculo de viragem.
No que ao desenho exterior diz respeito, e apesar de não haver fotos oficiais que o confirmem, é seguro afirmar que este Mégane RS vai respeitar a linguagem visual que a Renault Sport usou no mais recente Clio RS 200 EDC. O mesmo é dizer que o próximo Mégane RS estará "decorado" com cavas das rodas mais largas, um pára-choques dianteiro mais proeminente, mais baixo e com um "spoiler" inferior, um "spoiler" montado acima do vidro traseiro e que garante a continuidade da linha do tejadilho e deverá contar com duas saídas de escape colocadas em posição central.
Como referimos acima, a comercialização só vai começar em 2018, mas a primeira aparição pública deverá acontecer em Setembro, no Salão Automóvel de Frankfurt. Ainda assim, e a vários meses de distância, a vontade da marca é que esta nova "criação" entre para a lista dos modelos mais icónicos da Renault Sport recordados no vídeo publicado. Estamos a falar de modelos como o Renault 5 Turbo, o Clio Williams, Clio V6 ou Mégane RS 275 Trophy-R. Pode vê-los na galeria cima!