Sabia-se que a Renault ia apresentar uma nova versão do seu utilitário eléctrico, o Zoe, com maior autonomia, mas não se sabia quanto. Agora já se sabe: os 240 km limite da versão actualmente à venda vão ser "esticados" para consideráveis 400 km que o deixam até acima do anunciado pelo "primo" Nissan Leaf!
A novidade era para ser divulgada apenas amanhã, na conferência de imprensa da Renault, no salão de Paris mas… é sempre difícil manter segredos. E, desta feita, foi a filial holandesa da Renault que se descaiu e deixou fugir, durante algumas horas, toda a informação no seu site…
Foi assim que se ficou a saber que o Zoe vai receber uma nova bateria de 41 kWh da LG Chem, em comparação com a actual de 22 kWh. Com a vantagem de, apesar da bateria de muito maior capacidade, o peso e o espaço ocupado se manter o mesmo.
No entanto, as informações publicadas deram a entender que a Renault passará a vender as duas versões, bem como um nível de entrada de gama com um motor de potência ligeiramente menor, com 76 cv, em vez dos habituais 88 cv.
A foto exibida na informação do site da Renault holandesa não mostrava quaisquer alterações exteriores, o que indicava que o único "restyling" do Zoe deverá ser a nível tecnológico. A nova versão de 400 km deverá ser conhecida por Renault Zoe 40 e estará disponível para encomenda a partir de Outubro, sendo que as primeiras entregas só deverão acontecer lá mais para o final do ano.