O VW Golf é aquele modelo que parece estar sempre na mesma mas que nunca pára de evoluir. E, ao fim de quatro anos de serviço, a sua sétima geração recebeu agora um profundo "upgrade" – usando a terminologia da própria marca – em que as alterações, pequenas mas bem visíveis, na estética são as menores das novidades!
A renovação do Golf, o modelo historicamente mais importante para a Volkswagen, vem numa altura em que a marca alemã está "sob fogo", ainda por causa do escândalo das emissões poluentes. O seu CEO, Herbert Diess, não contornou a questão.
"Estamos a fazer um esforço para voltar a conquistar a confiança das pessoas e todas as semanas resolvemos situações de carros com defeitos", garantiu, prometendo uma… hiperactividade a curto prazo:
"Em 2017 vamos apresentar dez novidades, entre novos modelos e grandes ‘updates’. Até 2020 teremos renovado toda a nossa gama". Mas, sintomaticamente, na apresentação da renovação do VW Golf VII nem se falou em motores Diesel…
Renovação do VW Golf VII – muito mais que um "restyling"!
O centro das atenções esteve na tecnologia e conectividade.
"O foco principal desta Golf é uma nova geração de infoentertenimento e conectividade. Nenhum outro carro compacto é mais inteligente, seguro ou mais conectado!", garantiu Diess. Começando pelo novo painel de instrumentos digital, uma interpretação do "Digital Cockpit" da Audi e que na VW se chama "Active Info Display". Todo o painel é um ecrã de 12’’ que permite, por exemplo, ter o mapa do sistema de navegação bem à frente dos olhos do condutor e variar a disposição de toda a instrumentação ao seu gosto. Mas será, certamente, um opcional pago à parte…
Há ainda as evoluções no ecrã central de comando das funções de infoentretenimento, oferecendo a VW a escolha por cinco diferentes opções. A grande estrela é a topo de gama "Discover Pro", com ecrã táctil de 9,2’’ e comandos por voz ou por gestos, uma estreia no segmento. Ou seja, consegue, por exemplo, mudar de posto de rádio ou alterar o seu volume apenas com um gesto da mão!
Além disso, este Golf pode receber também grande capacidade de conectividade, com diversos serviços online e a integração das últimas versões do Apple CarPlay, Android Auto e MirrorLink.
"É como ter um ‘tablet’ dentro de um carro e trazer essa tecnologia ‘premium’ para dentro de um carro compacto foi o segredo desta evolução do Golf", explicou Frank Welsch, responsável pelo desenvolvimento do modelo.
"No novo Golf terá acesso a chamadas de emergência e poderá usar o Google Maps, Earth ou Street View, graças à ligação à Internet". Certamente de acordo com os níveis de equipamento…
O "embrulho" continua, claro, a ser inconfundivelmente um VW Golf. Mas notam-se as mudanças sensíveis feitas na frente, agora com um ar mais dinâmico, graças aos pára-choques mais envolventes e às ópticas com LED diurnos como "assinatura" luminosa própria. Também na traseira as luzes são em LED em todas as versões.
Mas este… "Golf VII 2.0" ganha ainda novas tecnologias de auxílio à condução, até já com características de autonomia, como o sistema de assistência aos engarrafamentos.
"O Traffic Jam Assist pode tomar o controlo nas condições de pára-arranca, acelerando, travando e até virando automaticamente, desde que o condutor tenha mãos no volante", explicou Frank Welsch. Este sistema é complementado pelo Emergency Assist que consegue parar o Golf caso algo esteja a correr mesmo mal…
A nível de motorizações, a principal novidade é o novo 1.5 TSI que substitui o 1.4 TSI, em versões de 131 e 150 cv, sendo oferecido com a tecnologia de desactivação de dois dos quatro cilindros quando roda em carga baixa, de forma a poupar combustível. A variante de 131 cv é a usada na versão Bluemotion e tem uma característica inovadora: é o primeiro motor não híbrido que se desliga quando levantamos o pé do acelerador só para deixar o carro rolar, naquilo que habitualmente se designa por "coasting".
O responsável do desenvolvimento da Volkswagen, Frank Welsch, explicou essa grande novidade do Golf Bluemotion:
"Quem conhece a função ‘coasting’ sabe que quando levantávamos o pé o motor tinha de se manter ao ‘ralenti’ porque era preciso manter a alimentação de energia eléctrica para sistemas como a direcção ou os travões. Mas, no novo Bluemotion, graças à nova geração de baterias que conseguem garantir a energia para esses componentes, podemos mesmo desligar o motor quando levantamos o pé, o que se traduz na redução do consumo de 1 l/100 km!".
Também o motor 2.0 TSI do modelo desportivo por excelência, o Golf GTI, sofreu um aumento de potência, com as versões "normal" e "Performance" a saltarem de 220 e 230 para 230 e 245 cv, respectivamente. Outra novidade desta profunda alteração no Golf é a troca da caixa automática DSG de seis velocidades por uma de sete que, segundo a marca anuncia, consegue contribuir para uma redução do consumo em 10%.
Foi ainda anunciado que o Golf GTE, a versão híbrida "plug-in", terá maior autonomia eléctrica, embora tenham sido referidos os mesmos 50 km já anunciados para a actual geração… Grande evolução terá o e-Golf, versão puramente eléctrica que será apresentado dentro de cerca de uma semana, no salão de Los Angeles: trocando a actual bateria de iões de lítio de 24,2 kWh por uma de 38,5 kWh conseguirá aumentar a autonomia de 190 para 300 km! Por fim, para mais tarde, ficará a mais "explosiva" versão do mais popular VW, o Golf R, que poderá passar os 400 cv, com tracção integral!
Embora as encomendas do novo VW Golf possam começar já no próximo mês de Dezembro, o seu lançamento no mercado só deverá ocorrer já em plena Primavera de 2017.