A família Smart vai ser dilatada com as motorizações eléctricas. O ForTwo chega em Junho e o ForFour está disponível em Agosto, com preços a partir de 22 500 € do Coupé ForTwo.
DESIGN. Em termos de imagem, o ForTwo coupé ou Cabrio e o ForFour, que também integra o "plantel dos electric drive" da marca, não apresentam alterações ao nível da imagem, para além das assinaturas da versão ou de cores específicas para este modelo, onde a marca alemã criou uma proposta que decalca o verde e preto dos táxis portugueses, pelo que pensamos que será invendável no nosso país...
HABITÁCULO. O mesmo acontece no interior, apesar das diferenças ao nível das propostas multimédia do painel de instrumentos onde o conta-rotações deu lugar a um indicador da energia consumida e no ecrã central, com menus e grafismos específicos, que permitem controlar funções como o fluxo de energia, carga das baterias e a autonomia disponível.
A capacidade (possível) do habitáculo de qualquer das versões do Smart não foi alterada com a electrificação. O compartimento do motor, sob a plataforma do porta-bagagens, foi ocupado pelo motor eléctrico, não havendo alterações em termos volume.
ELECTRIFICAÇÃO. O motor acciona as rodas traseiras. Debita 82 cv com um binário de 160 Nm. São mais 7 cv e mais 30 Nm do que os disponíveis no modelo anterior e garante performances mais dinâmicas.
O condutor pode optar entre dois modos de condução – "Normal" e "Eco". No arranque, o modo "Normal" assume o protagonismo, mas o sistema é capaz de escolher, entre várias opções, a mais indicada de acordo com as condições de utilização e o estilo de condução. O modo "Eco", seleccionado num botão na consola central, reduz a climatização, controla a resposta do acelerador e maximiza a recuperação de energia das desacelerações e travagens.
AUTONOMIA E CARGA. Em termos de desempenho, o Smart ForTwo Coupé eléctrico está a meio caminho entre as propostas com motores a gasolina com 71 e 90 cv. Mas "eléctrico" está associado a dois problemas: a autonomia e o tempo necessário para carregar as baterias de iões de lítio. A Smart reivindica uma autonomia de 160 km (+ 15 km do que o modelo anterior), mas este é um valor teórico.
Carregar os 32 elementos que formam o conjunto de baterias de iões de lítio pode levar entre 6,0 e 6,5 horas para garantir 80%, numa ligação a uma tomada de corrente doméstica (220V e 12A). Mas a marca propõe em opção "wallboxes" que permitem reduzir significativamente este tempo para 3,5 horas ou meros 45 minutos. É tudo uma questão de preço.
SMART FORFOUR. Em Agosto, dois meses depois do ForTwo chegar ao nosso país, estará disponível a versão ForFour. Para além das diferenças ao nível da imagem do modelo, as únicas alterações passam pelas performances, condicionadas pela relação peso/potência.
A Smart reivindica uma velocidade de máxima de 130 km/h para qualquer das novas propostas eléctricas, mas se o coupé é capaz de passar de 0 a 100 km/h em 11,5 segundos e o cabrio necessita de 11,8 segundos, esse valor sobre para 12,7 segundos no ForFour, onde a autonomia será (obrigatoriamente) mais reduzida.
PREÇOS DOS SMART ELÉCTRICOS
· smart fortwo coupé – 22.500€
· smart forfour – 23.400€
· smart fortwo cabrio – 24.900€