Já desde Março de 2015 quando, no salão de Genebra, apresentou o "concept" DBX que se sabia das intenções da Aston Martin de também entrar no irresistível e lucrativo mercado dos SUV. Mas há sinais que mostram que o plano está mesmo a andar e que já se passou o ponto do não-regresso: por exemplo, quando a nova fábrica onde esse modelo será produzido começa a ser construída!
É o caso da nova unidade fabril que a Aston Martin começou agora a preparar no País de Gales, em St. Athan, a oeste do aeroporto de Cardiff. Não é propriamente a construção de uma nova fábrica do zero, mas profundos trabalhos para o reaproveitamento de instalações que pertenceram ao ministério da Defesa britânico, de forma a serem usadas na produção do futuro SUV da famosa marca britânica. Esta nova unidade irá criar, directamente, 750 novos postos de trabalho, tendo recebido forte apoio por parte do governo galês.
Os trabalhos deverão ficar prontos a tempo do arranque da produção do novo modelo, com lançamento marcado para 2020. A marca já recrutou, aliás, grande parte dos trabalhadores necessários que se encontram em formação na sua principal fábrica, em Gaydon.
Apresentado em 2015 como um "GT virado para as famílias", o DBX tinha uma silhueta desportiva mas com maior altura ao solo, sendo movido por quatro motores eléctricos, um em cada roda. O SUV da Aston Martin será mais convencional, embora a inspiração venha daquele "concept".
"O DBX é um ‘concept’ que introduz a ideia de um ‘crossover’ GT", explicou o director de design da Aston Martin, Marek Reichman.
"Na sua forma final será mais prático, com cinco portas. Para o conseguirmos não teremos de alterar muito a distância entre eixos, mas a linha do tejadilho sim…".
Reichman não afastou a possibilidade de o futuro SUV da Aston Martin ter uma versão totalmente eléctrica e quase garantiu que se manterão os painéis solares presentes no protótipo:
"A mecânica eléctrica é, definitivamente, realista, é uma inevitabilidade que a mobilidade limpa vai chegar. Para alguns clientes será mesmo uma exigência… Mas para ser vendido a nível global também teremos de ter a opção de motorizações convencionais. Quanto aos painéis solares servem para alimentar o ar condicionado quando o carro está parado, o que é muito útil em países do Médio Oriente e nalgumas regiões dos EUA e da China".
O futuro SUV da Aston Martin, ainda sem nome, será feito em St. Athan, construído manualmente e segundo uma técnica que a marca domina há longos anos.
"Decidimos continuar com a estrutura em alumínio colado para o DBX em vez de uma plataforma em alumínio produzida externamente, de maneira a garantirmos que será um verdadeiro Aston", referiu o presidente da marca, Andy Palmer.
"Será um Aston Martin puro, com a diferença de ser um 4x4!".