Era para ser a apresentação do primeiro camião feito pela Tesla (e foi…), mas Elon Musk conseguiu, uma vez mais, surpreender todos os presentes, desvendando um autêntico e inesperado… "bombom" mesmo no final: o novo Tesla Roadster que chegará ao mercado em 2020! E que acabou por retirar grande parte do protagonismo que seria devido ao novo TIR… Quem quer saber de um camião quando tem ali um desportivo daqueles?!
Recorde-se que este será o modelo mais icónico da Tesla, pois foi com o Roadster que tudo começou, quando Musk electrificou um Lotus Elise, tendo estabelecido um acordo com a marca britânica para o fornecimento de 2500 chassis. Este será o primeiro Tesla Roadster totalmente desenvolvido e feito "em casa" e Musk define-o como
"o último prego no caixão dos automóveis com motores a combustão"!
Esteticamente está muito mais ligado à linguagem actual de "design" da marca, com superfícies muito "limpas", na linha do que vemos no Model 3. Já a traseira tem um ar bastante mais agressivos, quer pelas ópticas muito finas, quer pelo grande difusor e a asa proeminente. Apesar de ser difícil ver nas imagens, Musk garante que o novo Roadster terá quatro lugares, embora os de trás devam ser verdadeiramente apertados, apenas para crianças ou para ser usados em percursos curtos…
Na verdade, o futuro Tesla não será um "roadster" no verdadeiro sentido da palavra, aproximando-se mais do conceito "targa", já que a zona do habitáculo a "céu aberto" é reduzida. Sendo tapada não por uma capota de lona como é normal nos "roadsters", mas por um componente rígido que o transforma num verdadeiro "coupé".
E talvez até seja a melhor solução, já que contribuirá para melhorar a rigidez do conjunto que bem precisa, devido às prestações que Musk anunciou para o seu desportivo. Com uma bateria de 200 kWh de capacidade para um autonomia, segundo o patrão da Tesla, de 998 km (!!), o futuro Tesla Roadster poderá atingir os 402 km/h, acelerar até aos 96 km/h (60 mph) em 1,9 s e chegar aos 160 km/h em meros 4,2 s!
Verdadeiramente impressionante, não é?! Autonomias gigantescas, velocidades astronómicas e acelerações vertiginosas, tudo junto! Bem, mas estando o Tesla Roadster previsto apenas para 2020, ainda estamos na fase do… "conto de fadas", em que debitar todos estes números provoca logo longas bichas à porta dos "stands" da Tesla… Porque há que fazer um depósito de 50 mil dólares para reservar as primeiras unidades de um carro que custará 200 mil dólares o que, para o mercado dos Estado Unidos, é um valor bastante elevado!
Mas para os… "teslistas militantes", a marca de Elon Musk tem ainda prevista uma versão muito especial, denominada Roasdster Founders Series que será vendida a partir dos 250 mil dólares. Um pouco mais do que custará o novo Ferrari Portofino quando estiver à venda nos "States"…