A Renault não repousou à sombra dos louros do enorme sucesso alcançado pelo Captur. E renova agora o seu "crossover" urbano, com ligeiros retoques estéticos e reforço do equipamento e possibilidades de personalização, procurando manter o título de modelo mais vendido do segmento na Europa, apesar da crescente e mais acirrada concorrência. É este novo Captur que chega, este fim-de-semana, aos concessionários da Renault, com diversas e interessantes novidades.
É verdade que a este Captur mal se distingue do anterior em termos estéticos, seguindo a máxima de "não se mexer em equipa vencedora". E o "design" sempre foi um dos pontos mais fortes deste Renault que recebe agora um friso cromado na grelha e novas protecções nos pára-choques dianteiro e traseiro para reforçar o visual SUV. O ponto mais diferenciador acaba por ser a integração das luzes diurnas em LED, em forma de C, na parte de baixo do pára-choques, uma "assinatura" que se repete nas ópticas traseiras. Nas versões mais equipas, o Captur recebe faróis LED "Pure Vision".
A Renault apostou no reforço das possibilidades de personalização, aumentando os "jogos de cores" que os clientes podem fazer, entre as pinturas bi-tom, com mais três cores exteriores e uma do tejadilho. Ao todo, são mais trinta combinações possíveis, além de seis "packs" de personalização do interior e cinco "packs" exteriores. Vai ser difícil encontrar dois Captur iguais… Com pintura bi-tom, pode optar-se ainda pelo tecto panorâmico.
A marca anuncia que melhorou a qualidade dos materiais do interior, campo em que havia, de facto, trabalho a fazer… Painéis de portas redesenhados e bancos mais envolventes (com capas amovíveis para lavagem) são outras evoluções no habitáculo. O Renault Captur estará disponível nos níveis de equipamento Zen, Exclusive, Exclusive XMOD e, pela primeira vez, Initiale Paris, a habitual designação da marca para as versões mais requintadas e com melhores acabamentos.
Desde o nível Zen que o Captur conta com o sistema multimédia R&Go que liga o smartphone do condutor, permitindo ter ao alcance de um toque acesso à navegação, telefone, multimédia e computador de bordo. Há ainda dois outros sistemas de infoentretenimento, o Media Nav Evolution e o R-Link Evolution, com ecrã táctil de 7 polegadas. Este passou a ser compatível com o sistema Android Auto, replicando no ecrã central tudo o que o utilizador tem no seu smartphone.
Quanto à versão Initiale Paris (3400 € mais cara que o nível Exclusive), tem uma grelha cromada específica, bem como as molduras dos vidros, com a assinatura Initiale Paris. Tem jantes de 17’’, piscas em LED, ambientes interiores exclusivos, volante em couro, bancos aquecidos, pedais em alumínio e painel de bordo em couro. E tem todos os equipamentos de série, desde o R-Link Evolution ao sistema de som Bose, passando pelos novos auxílios à condução que passaram a estar disponíveis no Captur: alerta de ângulo morto, câmara de marcha-atrás, sensores de estacionamento dianteiros ou sistema de estacionamento mãos livres.
O Captur conta com duas motorizações a gasolina (TCe 90 e TCe 120) e duas Diesel (dCi 90 e dCi110), podendo receber, em duas das variantes, a caixa automática EDC de 6 velocidades pelo acréscimo de 1500 €. Preços da nova gama do Renault Captur que é posta à venda no próximo fim-de-semana:
ENERGY TCe 90
Zen 18.080 €
Exclusive 19.830 €
Exclusive XMOD 20.630 €
ENERGY TCe 120
Exclusive 20.630 €
Exclusive XMOD 21.430 €
INITIALE PARIS 24.030 €
ENERGY TCe 120 EDC
Exclusive 22.130 €
Exclusive XMOD 22.930 €
INITIALE PARIS 25.530 €
ENERGY dCi 90
Zen 22.180 €
Exclusive 23.930 €
Exclusive XMOD 24.730 €
ENERGY dCi 90 EDC
Exclusive 25.430 €
Exclusive XMOD 26.230 €
INITIALE PARIS 28.830 €
ENERGY dCi 110
Exclusive 24.830 €
Exclusive XMOD 25.630 €
INITIALE PARIS 28.230 €