O projecto do novo Toyota Supra desenvolvido com base na mesma plataforma do futuro BMW Z4 está a avançar em bom ritmo. Sabe-se que para além da plataforma os dois modelos vão partilhar diversos órgãos mecânicos e componentes. As diferenças surgem ao nível do design e da volumetria. O Toyota Supra será maior do que o BMW para se posicionar a gama acima do GT86.
Não há dados seguros sobre as motorizações que cada marca irá adoptar, mas parece certo que vai estar disponível uma versão hibrida com um motor a gasolina da BMW, que assegura a tracção traseira, sendo potenciado por motores eléctricos da Toyota, que assume a mesma tecnologia que adoptou para os protótipos que competiram nas 24 Horas de Le Mans.
Sendo assim, teremos uma versão de tracção total e o Supra vai contar com uma nova caixa automática de dupla embraiagem, mais adequada ao carácter desportivo deste coupé.
O peso é um dos handicaps da motorização hibrida, mas o Toyota Supra deverá ficar aquém dos 1 400 kg, apesar de montar baterias de iões de lítio para armazenas a energia recuperada das desacelerações e travagens. Para reduzir o peso poderá vir a contar com uma carroçaria em plástico reforçado a fibra de carbono, uma tecnologia que a BMW domina na perfeição e por isso sabe-se que o sucessor do Z4 será mais leve do que o Toyota.
Os dois modelos serão apresentados no início de 2017 com algum tempo de intervalo. Será que isso equivale a dizer que um será mostrado em Janeiro no Salão de Detroit e o outro em Genebra, no mês de Março?...