A BMW demorou pouco mais de um ano entre espantar meio mundo no salão de Paris com o fantástico
X2 Concept e a revelação da sua versão final de produção. Que, felizmente, mantém em grande parte tudo o que aquele protótipo prometia, embora, sem surpresa, "limpo" de todos os "gadgets" que só funcionavam como atractivos de um "show car". Eis o BMW X2, mais um elemento da família de SUV da marca da Baviera que está praticamente completa, embora tenhamos ainda de esperar até Março de 2018 para o vermos nos "stands" e os interessados o poderem comprar.
Na verdade, a numeração dos "X" da BMW está agora completa de 1 até 6, não se desse o caso de a marca ter mostrado, em Frankfurt, o protótipo do grande X7, anunciando uma variante grande e super luxuosa que ainda estará para chegar. Ou seja, ainda não é com o X2 que fica fechada a gama dos SUV – a BMW sempre gostou mais de lhes chamar SAV, colocando um Activity em vez do Utility… – da marca de Munique.
A bem dizer, no caso dos X2, por entre as milhentas designações inventadas pela infindável imaginação dos "marketeers", até seria mais correcto falar de um "crossover" do que de um SUV, pelas suas dimensões, mais próximas de uma carrinha de "calças arregaçadas" do que propriamente daquilo a que antigamente se chamavam jipes… Mas isso até é bom para a "bê-éme", pois é precisamente essa a fatia de mercado que mais sobe e onde está concentrada parte significativa do negócio actual da indústria automóvel. Aliás, a BMW até inventa uma nova sigla e apelida o X2 de… SAC – Sports Activity Coupe!
Mas comecemos por situar o BMW X2: apesar das numerações, é mais pequeno que o X1 (com que partilha plataforma e mecânicas), mas é claramente maior que o rival mais recente, o Audi Q2. Vamos a meças? O X2 tem 3,36 m de comprimento, menos 8 cm que o X1, mais 17 cm que o Q2; 1,824 m de largura, no que iguala o X1 e mais 3 cm que o Q2; 1,526 m de altura, menos 7 cm que o X1 e mais 2 cm que o Q2. Importante para calcularmos o espaço interior é a distância entre eixos em que o X2, com 2,67 m, fica com menos 9 cm que o X1 e mais 7 cm que o Q2. Por fim, a bagageira do X2 tem 470 litros – chega aos 1355 litros com os bancos rebatidos –, menos 35 litros que o X1 e mais 65 litros que o Q2.
Ou seja, o X2 é um carro claramente virado para um público mais jovem, dinâmico e que não dá tanto valor a espaço e funcionalidade – embora não a descarte, como vemos pelo rebatimento dos bancos na proporção 40:20:40 –, mas mais ao estilo e aos "gadgets" que lhe proporcionam uma vida mais conectada e em permanente ligação com o mundo exterior. É também por aí que a BMW quer passar a mensagem de que todos os outros X são especiais à sua maneira mas que só o X2 é o… "cool X". Mas não facilitou no confronto com a concorrência, porque é maior em todas as dimensões que o Q2 que a Audi quer mostrar como o… "cool Q"!
Olhando para o X2 reconhecemos facilmente o X2 Concept que nos deixou a salivar há um ano! Claro que a versão definitiva teria de ter retrovisores e puxadores de portas tradicionais, mas mantém os "rins" da grelha de grandes dimensões, bem como a "boca" por baixo como elementos característicos e marcantes da personalidade visual e do seu porte atlético, bem como as ópticas que parecem subir pelo "capot". Com faróis diurnos em LED ou, em opção, com iluminação totalmente em LED.
A vista lateral mostra-nos uma linha de tejadilho baixa que, em conjunto com uma linha de cintura alta dá um ar extremamente compacto e sólido ao X2 que ainda recebe protecções nas cavas das rodas e na parte inferior da carroçaria. Toque final que ajuda a dar um toque desportivo mas, ao mesmo tempo, a disfarçar a largura do pilar C, é recuperado o emblema da BMW naquele pilar, algo que era típico nos "coupés" de outros tempos da marca bávara. A traseira é dominada pela protecção inferior, sob o grande pára-choques, e pela pequena asa que prolonga o tejadilho sobre o óculo traseiro. O X2 pode ficar com ar ainda mais desportivo se se adoptar a suspensão desportiva M e a o controlo dinâmico de amortecimento que faz com que a distância ao solo se reduza em 10 mm.
O habitáculo não provoca grandes surpresas, na linha do que a BMW tem apresentado nos seus restantes modelos. No centro da consola, em cima, um ecrã de 8,8 polegadas (que poderá ser táctil) e onde aparecem as principais funções que se controlam a partir do iDrive, à mão do condutor. Houve alguma preocupação em arranjar mais espaços de arrumação, com bolsas maiores nas portas e uma consola central desafogada. Importantes são todas as possibilidades que se abrem para a conectividade dos vários dispositivos móveis de condutor e passageiros, através dos serviços digitais da BMW ConnectedDrive.
Na fase inicial de lançamento – que, repetimos, se iniciará em Março de 2018, embora as encomendas arranquem, certamente, alguns meses antes – o BMW X2 estará disponível com um motor a gasolina e dois Diesel: o X2 sDrive 20i (tracção dianteira) tem 192 cv e 280 Nm e caixa automática de 7 velocidades Steptronic com dupla embraiagem, suficientes para acelerar até aos 100 km/h em 7,7 s; os dois Diesel só estarão disponíveis com tracção integral, com o habitual sistema xDrive e caixa Steptronic de 8 velocidades; o X2 xDrive 20d tem 190 cv e 400 Nm, acelerando igualmente em 7,7 s até aos 100 km/h; já o X2 xDrive 25 d atinge os 231 cv e 450 Nm, sendo o que melhores "performances" consegue, precisando de apenas 6,7 s para chegar aos 100 km/h.
Pelo que se pode ver pelas fotos e imagens em vídeo, a BMW tem aqui mais um sucesso em potência! O X2 chega com a Primavera, pronto para proporcionar mais uma grande colheita… de lucros ao construtor de Munique!
Veja e conheça todos os detalhes do novíssimo BMW X2!