A VW está apostada em dilatar a sua oferta ao nível dos SUV e o
renovado Golf VII vai servir de base aos novos projectos que vão começar a surgir em Março, por altura do Salão Automóvel de Genebra, visando um espaço na gama abaixo do
Tiguan, seja ao nível do volume da carroçaria, seja no campo do preço.
Volkswagen T-Roc
T-ROC. A marca de Wolfsburg recuperou o projecto T-Roc que apresentou em 2014 para lançar um SUV vocacionado para uma utilização no campo do lazer. Tudo indica que o modelo mantenha as dimensões (4,17 metros de comprimento, 1,83 metros de largura e 1,5 metros de altura), mas deverá abandonar a sua imagem estilo "Targa", com o tejadilho amovível, para assumir um design mais convencional com uma carroçaria de cinco portas.
De acordo com estas medidas, será 31 cm mais curto do que o Tiguan, 0,8 cm mais estreito e 13,1 cm mais baixo. A distância entre-eixos (2,64 metros) será a mesma do VW Golf VII, o que equivale a dizer que o habitáculo será menos amplo do que o do Tiguan.
Os responsáveis pelo marketing da VW registaram alguns novos nomes para o novo SUV, mas a administração terá decidido conservar o nome T-Roc numa proposta onde o leque de motorizações passa pelo bloco de três cilindros a gasolina com 1.0 litros de cilindrada e 113 cv, para além de um 1.5 TSI que poderá ter 130 ou 150 cv e um 2.0 litros de 242 cv. No campo dos diesel a aposta passa pelos TDI de 1.6 e 2.0 litros. Mas a marca alemã aposta forte na mobilidade eléctrica e o T-Roc também vai contar com opções híbridas e eléctricas derivadas do Golf GTE e e-Golf.
Volkswagen T-Breeze
T-BREEZE. Mas o T-Roc não será a única proposta alternativa da VW no campo dos SUV, porque a marca não parou o desenvolvimento do concept T-Breeze que mostrou no último Salão Automóvel de Genebra. Este protótipo pode ser visto como uma alternativa no campo dos SUV Cabrio, um pouco ao estilo do que acontece com o Range Rover Evoque Cabrio. Mas tudo faz crer que um modelo com estas características deverá esperar mais algum tempo. Nada indica que chegue ao mercado antes de 2019.
Volkswagen Atlas
VW ATLAS. Para além dos modelos realizados com base na plataforma do Golf, a aposta da VW é mais ambiciosa ao nível dos SUV, e o Atlas é o maior exemplo. Trata-se de um SUV de sete lugares com 5,03 metros de comprimento, mas a primeira prioridade do modelo é o mercado americano e chinês. Só lá para 2019 poderá chegar à Europa e, quando isso acontecer, é evidente que irá apresentar algumas diferenças ao nível da forma da carroçaria, e certamente no campo do design do habitáculo. A esta distância é mais do que prematuro especular sobre uma possível gama de motores.