Eis a sétima geração do BMW Série 5 e, antes que arregale os olhos e pense "onde estão as diferenças?", dizemos-lhe já: é tudo novo! Na verdade, passado o embate do "primeiro olhar" em que parece ter mudado pouca coisa, começamos a reparar nos pormenores, nos detalhes e até nas (muitas) imagens que aqui disponibilizamos. E percebemos que a geração G30 do Série 5 tem uma outra presença na estrada, parece mais agarrado, dá até ar de ser mais baixo.
O que nem é verdade, as dimensões mantiveram-se praticamente inalteradas, com crescimentos milimétricos: mais 36 mm no comprimento (4,935 m), 8 mm na largura (1,868 m) e… 2 mm na altura (1,466 m). Portanto, aquela sensação visual só pode vir mesmo do tratamento estético, em especial do alargamento do "duplo rim" que forma a tradicional grelha da BMW – que abre e fecha automaticamente para melhorar a aerodinâmica – e que agora se liga às ópticas, mais rasgadas e com LED’s nas luzes diurnas (em opção faróis totalmente em LED). Além das entradas de ar mais avantajadas e os vincos laterais da carroçaria mais proeminentes. No fundo, houve uma passagem ao Série 5 das evoluções estéticas já aplicadas ao Série 7, daí um certo ar de família.
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A marca reivindica também melhorias a nível da habitabilidade, em especial na altura disponível para a cabeça nos lugares traseiros. Em termos de espaço para as pernas a melhoria será mínima, pois a distância entre eixos cresceu apenas 7 mm, para 2,975 m. Também a bagageira teve um ganho ligeiro, passando de 420 para 430 litros, com funcionalidade de as costas dos bancos serem rebatíveis na proporção 40:20:40.
Quando dizemos que esta sétima geração do Série 5 é totalmente nova significa que, na sua base, está a nova plataforma designada pela sigla CLAR (de Cluster Architecture) que recorre a técnicas e materiais de construção leve, numa busca incessante de ganho de peso: maior leveza – mantendo e até aumentando o grau de rigidez e segurança – significa melhores prestações, menores consumos/emissões, dinamismo mais ágil, menor esforço para os travões.
E no projecto deste Série 5 a BMW lançou uma autêntica "caça" ao quilo, baixando cerca de 100 kg face às versões equivalentes da geração ainda à venda, dos quais 70 kg foram ganhos só no chassis. Mas tudo contou e só para se ter uma ideia do detalhe a que foi a "dieta" aqui ficam mais dois exemplos: o travão de estacionamento eléctrico tem uma nova pinça que pesa menos 2 kg; e a BMW ganhou 4,2 kg ao usar, pela primeira vez, alumínio na tampa da bagageira, poupando mais… 500 gramas ao forrá-la com uma fibra natural que já usa no i3!
A nível do chassis houve um enorme trabalho por parte dos técnicos da BMW, em especial nas ligações ao solo. As suspensões mantêm o esquema "multilink", embora a geometria tenha sido ligeiramente alterada e se tenha recorrido de forma intensa ao alumínio para maior leveza e melhor agilidade. Também a nível dos travões foram conseguidos ganhos de peso consideráveis.
Por dentro encontramos um painel modificado e que segue o que foi feito no Série 7, embora com a consola central – onde se destaca o grande ecrã táctil de 10,25’’ – mais virada para o condutor. Haverá inúmeras ajudas electrónicas à condução, como o sistema de manutenção do carro na faixa (até 210 km/h!) ou a vigilância de cruzamentos que consegue até pará-lo para evitar algum "encontro imediato", em passos concretos para a crescente autonomização da condução. Ou seja, o novo Série 5 ainda não tem condução autónoma mas está cada vez mais próximo…
No interior há ainda vários destaques: a dimensão do "head-up display" (projecção das informações no pára-brisas) cresceu 70%; os comandos por voz reconhecem uma conversação natural; várias funções podem ser comandadas por simples gestos dos dedos em frente ao ecrã; em opção há bancos que têm até oito funções de massagens; carregamento de telemóveis por indução (sem fios); e toda uma panóplia de conectividade, desde a integração de "smartphones" ao Apple Car Play ou transformar o Série 5 num "hotspot" de WiFi que sirva até dez dispositivos! O Série 5 terá vários níveis de acabamentos, com destaque para o Luxury com interiores em pele de primeira qualidade e já muito bem equipado. E, a exemplo do Série 7, pode ter também a chave inteligente (BMW Display Key) que até permite comandar à distância o automóvel para o retirar de lugares de estacionamento mais apertados.
O lançamento mundial será a 11 de Fevereiro de 2017
Deixámos para o final as motorizações com que o Série 5 começará a ser comercializado, tendo a data de lançamento mundial marcada para 11 de Fevereiro de 2017. Nessa altura, haverá dois motores Diesel e dois a gasolina. A versão 520d de 190 cv deverá ser a mais popular entre nós, anunciando um consumo de apenas… 4,1 l/100 km! Mas nos Diesel haverá ainda o mais poderoso seis cilindros 530d, com 265 cv e que consegue atingir os 100 km/h em apenas 5,7 s!
Nos motores a gasolina teremos o 530i de 252 cv e a versão mais potente no lançamento, o 540i de 340 cv (5,1 s de 0 a 100 km/h). Todas estas quatro motorizações estão disponíveis com tracção traseira ou nas variantes xDrive, de tracção às quatro rodas. E apenas contam com caixa automática de oito velocidades Steptronic, à excepção do 520d que também pode ter caixa manual de seis velocidades.
Um mês depois são esperadas três novas versões de que nos ocuparemos noutra notícia já a seguir, pela sua especificidade, o híbrido "plug-in" 530e iPerformance, a versão mais ecológica 520d EfficientDynamics e a "bomba" desta nova geração (até chegar o novo M5…), o M550i xDrive. Com um carro totalmente novo e carregado de tecnologia, a BMW quer marcar uma nova referência na terrível luta que vai travando com a Audi e Mercedes nas berlinas "premium" do segmento médio-alto!