Revelado ao mundo na véspera do Salão Automóvel de Genebra, em Março deste ano, o Volkswagen Arteon faz agora a sua estreia no mercado nacional e tem preços que começam nos 43.286 euros…
Construído sobre a plataforma modular MQB do Grupo Volkswagen, este Arteon é a berlina desportiva que substitui o CC e que pretende "derrubar" os outros rivais germânicos, entre eles o BMW Série 4 Gran Coupé, Audi A5 Sportback e o Opel Insignia Grand Sport.
O resultado de tudo isto é uma berlina imponente e que revela uma enorme presença em estrada, mantendo a mesma linguagem de estilo que a marca de Wolfsburgo mostrou no protótipo que lhe deu origem, o VW Sport Coupé Concept GTE.
No catálogo da marca germânica, este Arteon situa-se logo acima do Passat. E se tivermos em conta os dois modelos da Volkswagen, percebemos que este Arteon tem uma distância entre eixos de 2,841 m, ou seja, mais 5 cm que a do Passat. Um crescimento que se nota noutras cotas do Arteon, que é 9 cm mais comprido (4,86 m), 4 cm mais largo (1,87 m) mas, por se tratar de uma carroçaria com um toque mais desportivo, 3 cm mais baixo (1,43 m). A quinta porta esconde uma volumosa bagageira com 563 litros, contra os 586 litros da bagageira do Passat.
Mas se ao nível do desenho exterior as diferenças entre esta proposta e o Passat são muitas, dentro do habitáculo podemos afirmar que a Volkswagen não inventou e seguiu as linhas do Passat. Porém, importa referir que foram acrescentados pequenos detalhes que ajudam a vincar o carácter desta proposta. Falamos de detalhes como a luz ambiente, numa faixa que percorre todo o habitáculo, ou os dois bancos traseiros dos lugares exteriores, bem moldados, embora haja um lugar central, já que a lotação do Arteon é de cinco ocupantes. De série será também o Active Info Display já visto no Golf, bem como diversos sistemas de infoentretenimento, com ecrãs que irão das 6,5 às 9,2 polegadas.
No que a motorizações diz respeito, o Arteon está disponível com um motor 2.0 TSI a gasolina de 280 cv (só disponível com o nível de equipamento R-Line) e com três variantes do motor 2.0 TDI: de 150, 190 e 240 cv, ainda que o bloco 2.0 TDI de 190 cv só esteja disponível a partir de Outubro e tenha a caixa DSG e o sistema 4Motion como opção.
O 2.0 TDI de 150 cv está disponível em três níveis de equipamento diferentes: "normal", Elegance e R-Line, sendo que nestes dois últimos os clientes podem optar por trocar (por mais 1636 euros) a caixa manual de seis velocidades de série por uma caixa DSG. Já a proposta 2.0 TDI, a variante mais potente dos diesel, está disponível nos níveis de equipamento Elegance e R-Line e vem com caixa DSG e sistema de tracção integral 4Motion.
Podemos igualmente garantir que a já falada variante shooting break é um tema que está ser debatido dentro da própria marca. Porém, ainda não recebeu luz verde para produção por parte da marca de Wolfsburgo.
Preços:
Gasolina
2.0 TSI 280 cv - R-Line – desde 59.730 € (caixa DSG e sistema 4Motion)
Diesel
2.0 TDI 150 cv - desde 43.286 €
2.0 TDI 150 cv - Elegance – desde 46.179 € (pode receber caixa DSG por mais 1636 euros)
2.0 TDI 150 cv - R-Line – desde 47.500 € (pode receber caixa DSG por mais 1636 euros)
2.0 TDI 240 cv – Elegance - desde 61.339 € (caixa DSG e sistema 4Motion)
2.0 TDI 240 cv - R-Line – desde 62.563 € (caixa DSG e sistema 4Motion)