A Volkswagen acaba de revelar as primeiras imagens do novo Up! GTi, e tal como a Renault fez com o
Twingo GT e a Smart fez com o
ForFour Brabus, quer mostrar que as coisas boas vêm em pequenas embalagens.
A apresentação pública está marcada para a próxima semana, num evento que vai decorrer junto ao lago Woerthersee, na Áustria, e ainda que a versão que agora vemos seja um concept, a Volkswagen já prometeu que a versão chega já no início de 2018.
Para que este Up! GTi estivesse à altura do desafio de integrar a família GTi da Volkswagen, a marca de Wolfsburgo afinou o motor de 1,0 litro e três cilindros para passar a produzir 113 cv de potência e 230 Nm de binário máximo. Podem não ser números impressionantes, mas se pensarmos que este motor apenas têm que "mover" cerca de 810 kg a coisa "muda de figura".
Mas para os mais cépticos ainda há outro argumento irrefutável. É que os "valores" deste Up! GTi estão ao nível do GTi original, o Golf GTi MkI, que produzia cerca de 108 cv e pesava aproximadamente 1000 kg. Numa comparação entre estes dois modelos percebemos que o Golf GTi original era ligeiramente mais rápido na aceleração, já que fazia 8,8 segundos dos 0 aos 100 km/h face aos 9 segundos do Up!. Porém, no que a velocidade máxima diz respeito, o Up! GTi chega aos 196 km/h enquanto o Golf GTi original ficava nos 181 km/h…
Volkswagen Up! GTi já foi revelado
Mas deixando os números de parte, este Up! GTi conta com vários argumentos capazes de deixar a concorrência em sentido. O design exterior, por exemplo, vinca o carácter agressivo e desportivo desta proposta, enquanto as "listas" vermelhas no "portão" traseiro e na grelha dianteira não deixam margem para erro, estamos mesmo na presença de um GTi.