Mesmo que a imagem se mantenha tão familiar… como sempre foi, a VW renovou profundamente o Golf VII e vai lançá-lo no mercado nacional já em Março, nas carroçarias de três e cinco portas e carrinha (Variant), tendo uma versão de entrada a partir de 22.900 €. Aos preços que aqui adiantarmos, há que somar sempre 1200 € para se ter o valor da carrinha equivalente.
Visualmente, este novo Golf recebe mudanças sensíveis na frente, agora com um ar mais dinâmico, graças aos pára-choques mais envolventes e às ópticas com LED diurnos como "assinatura" luminosa própria. Também na traseira as luzes são em LED em todas as versões. As jantes têm novos desenhos e há novas cores para a carroçaria.
A versão mais barata deste Golf contará com o motor tricilíndrico 1.0 TSI de 110 cv, sendo vendida a partir de 22.900 €, no nível Tendline. Pode ter, como todas as outras versões à venda no nosso país, caixa manual de seis velocidades ou a nova caixa automática DSG de sete velocidades que, segundo a marca, consegue reduzir o consumo em 0,3 l/100 km. Refira-se que, neste Golf, todos os motores estão equipados com sistema start-stop e regeneração da energia de travagem, como parte do "programa" BlueMotion.
No campo dos motores a gasolina, a grande novidade é o novo 1.5 TSI de 150 cv que vem substituir o 1.4 TSI. Conta com a tecnologia de desactivação de dois dos quatro cilindros quando roda em carga baixa, de forma a poupar combustível. Será proposto a partir do segundo nível de equipamento, Confortline, por 29.000 €. Mais tarde chegará uma versão BlueMotion deste 1.5 TSI com 131 cv com uma característica inovadora: será o primeiro motor não híbrido que se desliga quando levantamos o pé do acelerador, só para deixar o carro rolar, naquilo que habitualmente se designa por "coasting".
Embora não seja tema particularmente popular para os lados de Wolfsburgo, a oferta Diesel do Golf é incontornável, começando pelo 1.6 TDI Confortline de 115 cv por 29.300 € e seguindo-se pelo 2.0 TDI de 150 cv por 37.000 €, já no nível Highline. Há ainda a versão de elevadas prestações, o GTD de 184 cv que custará 47.000 €.
Por fim, a gama Golf nunca ficaria completa sem a indispensável versão GTI. Que, nesta geração, recebeu importantes ganhos de potência. O motor 2.0 TSI da versão desportiva por excelência saltou de 220 para 230 cv na versão, digamos, "normal" e de 230 para 245 cv no GTI Performance. Para já, apenas a primeira estará disponível, por 51.700 €, só na versão berlina mas também com escolha entre caixa manual e automática DSG de 7 velocidades.
Para mais tarde, além do 1.5 TSI de 131 cv e do GTI Performance, estão anunciados o Golf R com 300 cv, o híbrido "plug-in" Golf GTE (anunciado como tendo maior autonomia eléctrica) e o eléctrico e-Golf que terá a sua autonomia aumentada de 190 para 300 km graças à troca da bateria de 24,2 kWh por outra de 38,5 kWh.
O renovado Golf VII ganhou ainda novas tecnologias de auxílio à condução, até já com características de autonomia, como o sistema de assistência aos engarrafamentos (Traffic Jam Assist) que pode tomar o controlo nas condições de pára-arranca, acelerando, travando e até virando automaticamente, desde que o condutor tenha mãos no volante. Sistema complementado pelo Emergency Assist que consegue parar o Golf caso algo esteja a correr mesmo mal…
Forte aposta nesta renovação foi na conectividade e na tecnologia "embarcada" no habitáculo. Começando pelo novo painel de instrumentos digital, interpretação do "Digital Cockpit" da Audi e que na VW se chama "Active Info Display". Todo o painel é um ecrã de 12’’ que permite, por exemplo, ter o mapa do sistema de navegação bem à frente dos olhos do condutor e variar a disposição de toda a instrumentação ao seu gosto. Mas será um opcional pago à parte…
Há ainda as evoluções no ecrã central de comando das funções de infoentretenimento, oferecendo a VW a escolha por cinco diferentes opções. A grande estrela é a topo de gama "Discover Pro", com ecrã táctil de 9,2’’ e comandos por voz ou por gestos, uma estreia no segmento. Ou seja, consegue, por exemplo, mudar de posto de rádio ou alterar o seu volume apenas com um gesto da mão!
Além disso, este Golf pode receber também grande capacidade de conectividade, com diversos serviços online e a integração das últimas versões do Apple CarPlay, Android Auto e MirrorLink. Muitos trunfos para uma profunda renovação daquele que é a referência do… segmento do Golf!