O novo VW Golf foi renovado, mas a nova imagem só vai estar disponível em Março. A nova "cabeça de cartaz" será o Golf R, que será proposto nas opções de dois volumes e carrinha Variant, equipados com o bloco 2.0 TSI de quatro cilindros com 310 cv e um binário de
400 Nm, que permite reduzir o tempo de passagem de 0 a 100 km/h para 4,6 segundos. Para se ter uma ideia do "músculo" do Golf R, basta dizer que o GTI apenas vai estar disponível com 230 ou 245 cv.
GOLF 2017. A renovação da imagem do Golf passa pelo desenho dos pára-choques anteriores, design da grelha frontal e grafismo dos LED’s dos grupos ópticos dianteiros. É o habitual nestas operações cosméticas...
Ao nível das motorização vão surgir algumas novidades no campo das propostas a gasolina, mas nem todas na fase de lançamento: o 1.0 TSI de 85 cv substituiu o 1.2 TSi com uma potência semelhante. Em Junho deve ser disponibilizado o novo 1.5 TSI com 131 (versão Bluemotion) ou 150 cv, uma alternativa para o actual 1.4 TSI de 125 cv. A evolução também passa pelo desportivo GTi, que passa a oferecer potências de 230 ou 245 (GTI Performance), um ganho de 10 ou 15 cv face às propostas que estão no mercado.
No campo da transmissão, a caixa automática DSG de dupla embraiagem e seis velocidades dará lugar, lá para Maio ou Junho, a uma versão com sete velocidades.
A renovação do Golf passa ainda pelo habitáculo, mas de uma forma mais discreta. Incide no desenho dos bancos e no equipamento, com destaque para um novo ecrã táctil de 9,2 polegadas e um upgrade das propostas ao nível da segurança activa, que podem ser em opcional ou equipamento de série, de acordo com a versão do modelo.