A Italdesign e a Airbus apresentaram no Salão Internacional de Genebra o Pop.Up, um concept modular e totalmente eléctrico que permite uma utilização em terra e no ar.
Criado para ajudar a descongestionar o trânsito e melhorar a mobilidade nas grandes cidades, o Pop.Up é formado por três sistemas. Primeiro, existe uma plataforma de inteligência artificial capaz de gerir todos os aspectos mais complexos da sua viagens e que "estuda" os melhores cenários possíveis para tornar a sua viagem mais rápida, depois, temos a cápsula que acomoda até dois passageiros e que pode ser acoplada a um modelo para utilização em terra ou para utilização no ar (ambos de propulsão eléctrica) e por fim, existe a "interface" que interage e comunica com os passageiros em tempo real num ambiente completamente virtual.
Airbus e Italdesign apresentam carro voador revolucionário
O Pop.Up combina a flexibilidade de um automóvel compacto de dois lugares com a liberdade, velocidade e capacidade de aterragem de um veículo aéreo – uma espécie de "drone" -, juntando o melhor "de dois mundos".
Os passageiros terão à sua disposição uma "app" que lhe permitirá reservar a sua viagem, sendo que o sistema automaticamente irá sugerir qual o melhor método de transporte, tendo em conta o tempo da viagem, o trânsito, o custo e claro, a possibilidade de combinar dois passageiros com destinos finais iguais.
Caso a viagem seja feita por via aérea, assim que que estiver completa, ambos os módulos vão "receber" ordens para regressar às bases de carregamento próprias enquanto aguardam pelos próximos clientes.
No que a motorizações e "performances" diz respeito, o módulo terrestre deste Pop.Up conta com dois motores eléctricos que debitam uma potência combinada de 80 cv, sendo que precisa apenas de 15 minutos para carregar, atinge os 100 km/h e terá uma autonomia estimada de 130 km.
Por seu turno, o módulo aéreo conta com 182 cv de potência, carrega em 15 minutos, tem uma velocidade máxima igual à do módulo terrestre (100 km/h) mas tem uma autonomia reduzida face ao "automóvel", apenas 100 km.
Convém recordar que este é apenas um "concept" e que ainda está longe de ser realidade, mas não deixa de ser uma abordagem curiosa a um dos problemas que mais condiciona a mobilidade, o trânsito.