O BMW Serie 5 é o ícone da marca de Munique, tanto mais que é o seu principal "best-seller". A
apresentação da sétima geração em Portugal ainda está fresca na memória de todos quantos passaram por Sintra, mas a BMW já tem muitas outras propostas. E se
o novo M550i pode ser visto como uma opção radical no campo do carácter desportivo das berlinas familiares, a marca de Munique também vai mostrar em Janeiro, no Salão de Detroit, uma opção politicamente correcta.
O BMW 530e iPERFORMANCE pode ser visto como uma proposta politicamente correcta com uma opção híbrida do tipo "Plug-in". Este Serie 5 conta com um motor de quatro cilindros com 2.0 litros de cilindrada, associado a um motor eléctrico. No conjunto, garantem 292 cv de potência e um binário de 420 Nm.
Em termos da arquitectura, o Serie 5 não apresenta alterações radicais e até se pode falar em soluções inteligentes e originais. O motor eléctrico foi colocado junto à caixa de velocidades, no trem traseiro, e as baterias surgem no lado direito, sob a zona do tablier (ver imagem).
PERFORMANCES. De acordo com os dados fornecidos pela BMW, o 530e iPerformance é capaz de passar de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos e atingir os 235 km/h, valores que ficam aquém dos reivindicados para o 530d, apesar de não serem muito diferentes dos indicados para o 520d, que é 3 km/h mais veloz, mas demora mais 1,5 segundos a chegar aos 100 km/h.