Depois da BMW ter registado junto da WIPO (organização Mundial de Propriedade Intelectual) todas as denominações entre as combinações "M1 CS" e "M8 CS", era uma questão de tempo até a marca da Baviera recuperar esta designação.
E depois de várias fotos onde já aparecia sem camuflagem, a BMW apresentou ao mundo o M4 CS no Salão Automóvel de Xangai. Esta variante vai situar-se acima do M4 com o kit "Competition Package" e abaixo do mais "hardcore" M4 GTS. Ainda assim, e uma vez que a produção das 700 unidades do
M4 GTS já está concluída, o CS passa a ser o M4 mais potente no catálogo da BMW.
E para isso, foi necessário que os engenheiros da divisão "M" da fabricante da Baviera operassem uma pequena revolução no conhecido bloco de 3.0 litros biturbo com seis cilindros em linha, que agora passa a debitar 460 cv de potência e 600 Nm de binário máximo. Esta número representa um aumento de 29 cv e 50 Nm face ao M4 "convencional" e uma subida de 10 cv e 50 Nm por comparação com o M4 equipado com o "Competition Package".
Mas o aumento da potência está longe de ser o único truque que este M4 CS esconde, já que se inspirou no "irmão" M4 GTS e conseguiu levar a cabo uma intensa dieta. Para poupar peso o spoiler traseiro, o tejadilho e o "lábio" dianteiro são feitos de plástico reforçado com fibra de carbono. Os painéis interiores das portas também foram alvo de uma revolução, passando a contar com materiais mais leves. Tudo isto permitiu uma "poupança" de 32 kg face ao M4 "normal" e de 10 kg face ao M4 Competition Package.
Esta "dieta", juntamente com o aumento de potência e em conjunto com a caixa automática de dupla embraiagem de sete velocidades, fazem com que este M4 CS possa acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,9 segundos, 0,3 segundos mais rápido que o M4 Competition Package. Contudo, a velocidade máxima continua limitada electronicamente a 278 km/h. São números impressionantes, mas para quem ainda não está convencido a BMW reclama um tempo de 7 min e 38 seg no Nurburgring, um registo muito próximo do Porsche 911 Carrera S. Contudo, é bastante mais lento que o GTS, que deu a volta ao "The Ring" em 7:27.88.
Esta proposta conta ainda com as mesmas saídas de escape (80 mm) que encontramos no M4 Competition Package, jantes de 20 polegadas de série, amortecedores mais rígidos e travões carbo-cerâmicos (opcional).
A BMW não especificou quantas unidades serão produzidas, mas acreditamos que tal como aconteceu com a variante GTS, poderá ser bastante exclusiva e só deverá estar disponível até meados do próximo ano.