A BMW veio a Portugal para apresentar o novo Serie 5 e "AQUELA MÁQUINA" esteve lá para ver como é e para lhe contar como foi... Mas a indústria automóvel não pára e a passagem de um modelo com duas opções a gasolina e outras tantas a gasolina "já era". O Salão Automóvel de Detroit está à porta e a marca de Munique vai radicalizar o Série 5 com a versão M550i xDrive.
OPÇÕES. Apesar de muitas tomadas de posição politicamente correctas, a maioria da população dos EUA "está-se nas tintas" para o "downsizing" ao nível da cilindrada dos motores, ditada pela redução das emissões de poluentes. Por ali ainda há o culto dos motores de grande cilindrada e dos V8 em particular. Por isso a BMW nem deve ter tido dúvidas em escolher Detroit para apresentar um Serie 5 equipado com um motor V8 biturbo com 492 cv de potência.
"FORA DO BARALHO". Não há dúvidas que este modelo, que vem na linha dos "velhos" M350i de há mais de 20 anos, é uma "carta fora do baralho" e até surpreendeu o lote restrito de jornalistas que conheceram o Serie 5, em primeira mão, no Salão Automóvel de Paris. Nessa altura falou-se muito do projecto, mas ninguém esperava uma versão tão radical como aquela que irá ser apresentada no Salão Automóvel de Detroit em meados de Janeiro.
Tudo passa por um motor de 4.4 V8 com 462 cv, com um binário de 650 Nm, números que ficam muito próximos dos oferecidos pelo actual M5, que anuncia 560 cv e 680 Nm, na versão base, podendo chegar aos 600 cv e 700 Nm na edição Competição.
PERFORMANCES. A velocidade máxima limitada electronicamente a 250 km/h faz parte do protocolo, mas o M550i xDrive é capaz de passar de 0 a 100 km/h em quatro segundos. A caixa automática Steptronic Sport com oito velocidades e a tracção total permanente, que coloca no chão toda a potência, são auxiliares importantes.