Já o conhecemos desde Outubro do ano passado, altura em que foi apresentado na Europa, mas só agora a BMW levou o X2, o mais recente elemento da família de SUVs – ou SAVs, como a BMW lhe chama, trocando o Utility por Activity… - da marca da Baviera, até ao outro lado do Atlântico.
Definido como um crossover compacto urbano, este X2 conta com algumas inspirações desportivas que nos remetem para os SUV Coupé da BMW, X4 e X6, nomeadamente o primeiro. E são precisamente essas linhas mais dinâmicas que o afastam relativamente ao X1, ainda que seja ligeiramente mais pequeno que este modelo com o qual partilha a plataforma e a mecânica.
O "look" é inspirado no protótipo que a BMW tinha apresentado um ano antes, no Salão de Paris, e contrariamente ao que muitos pensavam, o resultado final é bastante semelhante ao que pudemos testemunhar no X2 Concept. E isso é um elogio! Porém, e tal como sempre acontece, elementos típicos de um "show car" – tais como as enormes jantes ou a ausência de retrovisores – tiveram que desaparecer.
A enorme grelha dianteira (com o já famoso duplo rim) não deixa dúvidas de que estamos perante um BMW. Mas não se deixe enganar, este BMW tem uma personalidade bem vincada. E a derradeira prova disso é o facto de contar com o emblema da BMW no Pilar C, um detalhe que a marca bávara costumava "aplicar" nos coupés de outros tempos.
Quando este BMW X2 chegar ao mercado, em Março deste ano, estará disponível com um motor a gasolina e dois Diesel. No campo das propostas a gasolina "vive" o X2 sDrive 20i (tracção dianteira) com 192 cv de potência, 280 Nm de binário e caixa automática de 7 velocidades Steptronic com dupla embraiagem. Por seu turno, do lado dos Diesel estarão duas propostas com tracção integral xDrive e caixa Steptronic de 8 velocidades: X2 xDrive 20d com 190 cv e 400 Nm de binário e X2 xDrive 25d com 231 cv e 450 Nm.