A Ferrari prossegue a sua estratégia de redução do tamanho (leia-se cilindradas) dos seus motores, pelo recurso à sobrealimentação por turbocompressor. E apresentará, no
salão de Paris, uma nova versão do seu modelo de quatro lugares, o
GTC4Lusso, equipado com um V8 turbo de 3,9 litros, denominado Ferrari GTC4Lusso T.
Não deixará, contudo, de vender a versão original, com o grande V12 de 6,3 litros e 689 cv, mas a verdade é que esta nova variante, com o V8 turbo de 3,9 litros e 610 cv, não lhe fica nada atrás. Ao contrário da versão V12 que tem tracção integral, o "T" terá apenas tracção às rodas traseiras, o que permitiu poupar uns bons quilos no peso.
Ora isso faz com que a diferença de potência quase se esbata, quando se trata de comparar acelerações, com o novo "T" a fazer apenas mais um décimo na aceleração dos 0 aos 100 km/h: 3,5 contra 3,4 s do V12. E se na velocidade máxima ainda há vantagem para o motor grande (335 km/h para o V12 e "mais de 320 km/h" para o V8) quando comparamos os consumos anunciados o novo motor ganha… por anos-luz: 11,6 l/100 km de consumo médio, contra os 15,3 l/100 km do V12!
Este motor V8 turbo é o que se encontra no California T, mas trabalhado para atingir um nível mais elevado de potência. Conta com dois turbocompressores e o sistema Variable Boost Management que elimina o tempo de resposta do turbo, para uma suavidade de funcionamento semelhante à de um motor atmosférico. A Ferrari anuncia uma potência de 610 cv às 7500 rpm e um binário de 760 Nm disponível entre as 3000 e as 5250 rpm.
Apesar de ter prescindido da tracção integral, o GTC4Lusso T mantém o sistema 4WS (em que as rodas traseiras também viram para aumentar a agilidade), que funciona em conjunto com o dispositivo Slide Slip Control e o E-Diff que mantêm o carro controlado mesmo nas saídas das curvas em que o condutor exagera no pedal do acelerador.
A Ferrari continuará a vender quer o GTC4Lusso e o GTC4Lusso T, mas é natural que este último tenha um preço significativamente mais baixo.