Aproveitando o Salão Automóvel de Los Angeles, a Hyundai apresentou a versão autónoma do seu Hyundai Ioniq, o híbrido que a marca sul-coreana nos
mostrou este Verão.
Comparado com o Ioniq "convencional", as diferenças no exterior são muito poucas, contudo, este protótipo é 100 por cento autónomo.
Um dos objectivos da Hyundai foi manter este Ioniq o mais discreto possível e, como tal, a solução adoptada pela Google, por exemplo, que tem todos os radares e sensores no tejadilho, foi de imediato colocada de parte. Como tal, a Hyundai resolveu apostar na tecnologia LiDAR, que fica "oculta" no pára-choques dianteiro, uma característica que, segundo a marca, permite
"que se pareça com qualquer outro veículo na estrada e não com um projecto de ciências".
A tecnologia LiDAR permite detectar a posição não só dos veículos como de todos os elementos em volta do veículo, fazendo uso do Cruise Control Inteligente, do radar de detecção de Ângulo Morto, do conjunto de câmaras do Sistema de Manutenção na Faixa de Rodagem (LKAS), da antena GPS e da cartografia de alta definição da Hyundai MnSoft.
Segundo a marca sul-coreana, o sistema autónomo presente no Ioniq está preparado para "dar conta" de situações tão vulgares do dia-a-dia como elevados níveis de tráfego de peões, semáforos, sinais stop, zonas escolares, estradas em obra, bloqueios, cães sem trela ou crianças a brincar.
A Hyundai anunciou ainda que está a desenvolver o seu próprio sistema operacional para veículos autónomos, com o intuito de usar muito menos capacidade computacional. Isto irá originar uma plataforma de baixo custo que, segundo a marca,
"poderá ser instalada nos futuros modelos Hyundai acessíveis ao consumidor médio".
Recorde-se que a Hyundai está actualmente a testar três Ioniq autónomos e dois Tucson Fuel Cell autónomos no seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Namyang, na Coreia do Sul.