
















A Jaguar tem pergaminhos a defender e não podia ficar de fora da luta dos SUV que juntam o luxo do segmento "premium" às altíssimas prestações dignas de veículos quase superdesportivos. E assim criou uma mega versão do F-Pace, que designou por SVR, que apresenta uma velocidade máxima de 283 km/h e a aceleração até aos 100 km/h em 4,3 s como credenciais!
Havia, por isso, muito a fazer no geral do F-Pace para que toda aquela força fosse transformada num veículo verdadeiramente desportivo. E a SVO não deixou pedra sobre pedra, afinando e alterando tudo… até o habitáculo! Começou por melhorar a aerodinâmica do F-Pace, acrescentando-lhe novos pára-choques à frente (com maiores entradas de ar) e atrás, saias laterais, e uma asa traseira pronunciada sobre o óculo traseiro.
A seguir, houve que melhorar tudo o que fosse ligações ao solo, começando por uma nova afinação do chassis e por tornar a suspensão mais rígida para limitar ao máximo o rolamento de um automóvel mais alto que os desportivos, com molas e amortecedores mais rígidos em 30% à frente e 10% atrás. O F-Pace SVR é ainda o primeiro Jaguar a utilizar o diferencial traseiro electrónico activo que consegue distribuir a força pela roda que tem mais aderência, de forma a conseguir sempre a melhor tracção e aderência.
Há ainda rodas de maiores dimensões – jantes de 21 polegadas de série, 22 polegadas como opção – e toda uma nova afinação de sistemas como a transmissão integral, o controlo de estabilidade, vectorização de binário ou direcção assistida. A travagem teve, obviamente, de ter o seu poder aumentado para fazer face a "performances" tão elevadas, com o Jaguar F-Pace SVR a receber discos de 395 mm à frente e 396 mm atrás. E até o escape foi profundamente revisto, para um som mais… assustador e melhor "performance", sendo 6,6 kg mais leve.
"O F-Pace SVR proporciona um comportamento e agilidade em conformidade com a sua ‘performance’. Tudo foi especialmente calibrado, desde a direção até à suspensão e o resultado é prova viva da promessa dos nomes F-Pace e SVR", disse Mike Cross, responsável pela engenharia dos veículos da Jaguar Land Rover.
Quanto a preços… só lá para Maio, quando o F-Pace ficar disponível para encomenda no mercado nacional. Pode registar-se para receber informações adicionais, bastando para isso entrar em www.jaguar.pt e seleccionar "mantenham-me informado". Para já, será uma das estrelas do salão automóvel de Nova Iorque que marcará a semana da indústria automóvel internacional, onde terá a sua "première" em público.