A Kia aproveitou o Salão de Frankfurt para apresentar ao mundo o Proceed Concept, um protótipo que antecipa a "shooting brake" – a designação oficial da marca é "extended hot hatch" - da próxima geração da família "Cee’d".
O design futurista nasceu a apenas 500 metros do salão germânico, no centro europeu de design da marca sul-coreana, e já nos dá algumas pistas acerca da linguagem visual da Kia para os próximos anos.
Destaca-se a ausência do Pilar B, dos puxadores das portas e do enorme tejadilho em vidro, num "look" a que a marca chama "Sharkblade".
Mas são as enormes jantes de 20 polegadas (de aperto central), a grelha "nariz de tigre", as enormes tomadas de ar e os grupos ópticos "rasgados" que dão personalidade a esta proposta. Mas é o tom exclusivo da carroçaria, denominado "Lava Red", que completa o "look" de um protótipo que não deixou ninguém indiferente em Frankfurt.
As semelhanças com a nova berlina Stinger são mais do que muitas, a começar no longo "capot", mas o habitáculo requintado e com vários apontamentos cromados distinguem esta proposta dos modelos que a Kia tem em catálogo. Porém, importa realçar que grande parte destes elementos mais futuristas não vão chegar à versão de produção.
No que a motorizações diz respeito, a marca sul-coreana não adiantou detalhes durante a apresentação que fez em Frankfurt. Mas o porte atlético deste concept e as linhas elegantes chegam para nos convencer. Venha a versão de produção!