Se ainda há poucas semanas chamámos a atenção para a
consistência do projecto de crescimento e implantação de uma marca de automóveis chinesa com nome de… companhia de seguros, a Lynk & Co – fundada pela Geely, construtor chinês que é dono da sueca Volvo – o salão automóvel de Xangai obriga-nos a voltar ao tema, reforçando aquele "alerta": a Lynk & Co não só apresentou os seus dois primeiros modelos (ao fim de cinco meses de vida!) como anunciou que todos os seus carros terão garantia vitalícia e conectividade total e gratuita à Internet!
Antes de nos centrarmos nos carros, repare-se bem nesta política de atenção ao cliente, única no mercado e fundamental para uma marca que se quer implantar conseguir ganhar a confiança de potenciais compradores. Em especial uma marca vinda da China que, já se sabe, provoca no mercado europeu alguns sentimentos de desconfiança, mesmo tendo uma liderança ocidental e assentando os seus produtos nas mesmas bases mecânicas dos Volvo…
Mas comprar um carro sabendo que, independentemente dos anos que o tivermos na nossa posse, ele estará sempre protegido pela garantia da marca, é uma segurança adicional indesmentível. Por outro lado, a marca diz oferecer acesso gratuito à Internet dentro de todos os seus modelos.
"Agora, com dois carros na família Lynk & Co, em apenas cinco meses de vida da nossa empresa, estamos a cumprir a promessa de termos uma gama de veículos, com elevada qualidade, muita tecnologia e conectividade de série, além de uma imagem de marca única", referiu Alain Visser, vice-presidente da marca.
"Além disso, juntamos agora garantia vitalícia em todos os carros e tráfego gratuito e ilimitado para conectividade, como forma de nos diferenciarmos do modelo tradicional de comércio da indústria automóvel".
Resta saber se estas promessas se ficam apenas pelo mercado chinês onde a Lynk & Co vai agora lançar os seus primeiros modelos, sempre com as designações mais simples do mundo, o
SUV compacto 01 e a berlina 03! Ambos são construídos sobre a plataforma CMA que a Volvo irá utilizar na sua gama mais compacta, ou seja, nos S e V40 e no XC40. É baseado neste modelo que foi feito o SUV 01 que já aqui apresentámos.
A grande novidade, apresentada ainda como "concept" mas já num estado muito próximo da versão final de produção, foi a berlina compacta 03, cujo "design" foi, tal como o dos restantes modelos, supervisionado por Peter Horbury, vice-presidente do Grupo Geely para o "design" e que liderou o estilo da Volvo durante décadas.
Tem um estilo bastante original, recuperando os faróis dianteiros sobressaídos que já caracterizam o SUV 01. O interior já é mais clássico, embora com uma instrumentação digital e um grande ecrã central, virado para o condutor, onde são controladas diversas funções, nomeadamente a conectividade que caracteriza os modelos da Lynk & Co. Pouco se sabe em relação a mecânicas, mas tudo indica que uma das versões será híbrida "plug-in" utilizando um motor 1.5 tricilíndrico a gasolina. Uma mecânica que também a Volvo virá a utilizar.
Há anos que as marcas chinesas andam a tentar fazer produtos com que consigam entrar com elevados volumes no mercado europeu, mas sem nunca o conseguirem. Pela primeira vez aparece um projecto que parece ter tudo para ser bem-sucedido, sendo provável que venhamos a ouvir falar da Lynk & Co em 2018…