A Mercedes revelou ao mundo, no Salão Automóvel de Detroit, as novas variantes AMG 53 para o novo CLS, Classe E Coupé e Classe E Cabrio. Não só se trata da estreia de uma designação completamente nova para a marca de Estugarda como representa os primeiros modelos com assinatura AMG a serem… electrificados!
A juntar a isto a marca de Estugarda ainda instalou um bloco eléctrico EQ Boost entre o motor e a transmissão que combina numa só peça as funções de alternador e motor de arranque. Este motor eléctrico não só alimenta o sistema eléctrico como "arranca" o motor na função "Start/Stop", sendo que pontualmente ainda pode garantir um pico de potência, já que consegue acrescentar até 16 kW (o equivalente a 22 cv de potência) e 250 Nm de binário.
E esta é mesmo a grande vantagem do compressor eléctrico auxiliar alimentado pelo motor EQ Boost, já que é capaz de gerar mais binário na hora de acelerar e antes que entre em acção o turbocompressor, melhorando assim a resposta do motor e evitando os habituais "delays".
Tudo isto combinado faz com que este CLS 53 AMG seja capaz de passar dos 0 aos 100 km/h em 4,5 segundos e que continue a acelerar até aos 250 km/h, um limite electrónico que encontramos em todos os Mercedes e que pode ser "levantado" até aos 270 km/h caso resolva "investir mais uns euros" no opcional "Driver Package".
Tão importante quanto acelerar é travar e quando se fala num "monstro" com mais de 400 cv isso é ainda mais relevante. Como tal, a divisão de "performances" elevadas da Mercedes optou por instalar discos perfurados de 370 mm à frente e 360 Nm atrás, com pinças de quatro e um pistão respectivamente.
Explicada que está a mecânica desta proposta, importa falar das alterações visuais que a fabricante alemã aplicou a estas novas variantes AMG 53. O primeiro destaque vai de imediato para a grelha "twin-blade" com uma divisão cromada, um detalhe que até aqui só estava disponível nas versões V8. Mas são detalhes como o "spoiler" dianteiro, o "lip spoiler" na traseira, o difusor, as saídas de ar laterais e as quatro saídas de escape redondas (e cromadas) que ajudam a vincar o carácter desportivo desta proposta. Isto já para não falar das jantes de 19 polegadas de série, ainda que quem estiver disposto a pagar um "extra" possa garantir um conjunto ainda maior, com 20 polegadas.
A estreia desta Série 53 será feita com uma versão especial do CLS 53 4MATIC+ denominada Edition 1 e que contará com um interior com apontamentos em cobre, pele preta e costuras também em cobre para criar um contraste.