Pesquisa
Salões

Mercedes Generation EQ: a estrela do futuro

12:13 - 29-09-2016
  13
Mercedes Generation EQ: a estrela do futuro
O Generation EQ foi o grande protagonista da Mercedes em Paris
Era um dos mais aguardados "olhares para o futuro" e o Mercedes Generation EQ não desiludiu! Sob a forma de um SUV que não andará muito longe de um GLC, a marca alemã apresentou a sua visão da mobilidade eléctrica, anunciando não só um automóvel potente e com prestações desportivas mas, acima de tudo, com autonomia de 500 km!

Mais que uma antecipação do que poderá ser o primeiro Mercedes totalmente eléctrico, este Generation EQ serve para anunciar a estratégia "emissões zero" da marca da estrela. Que não só implicará a aparição de uma nova gama, sob a designação EQ, como até de um novo ramo da marca: tal como existe a AMG para tratar dos desportivos, haverá um "braço" para os eléctricos, conhecido pelas letras CASE que definem os quatro pilares da mobilidade futura da Mercedes, segundo o presidente da marca, Dieter Zetsche: "Connected, Autonomous, Shared and Electric".

Mercedes Generation EQ: a estrela do futuro


Com as baterias "espalhadas" pelo chão do carro, este SUV eléctrico consegue atingir os 500 km de autonomia, contando com a capacidade de recarga rápida por indução, ou seja, sem cabos de ligação. Esta é uma tecnologia ainda em desenvolvimento que a Mercedes acredita que, a médio-longo prazo, possibilitará que carros como este possam, parando sobre o carregador de 300 kW, ganhar mais 100 km de autonomia em apenas cinco minutos!

Apesar do elevado arcaboiço do Generation EQ, dois poderosos motores totalizam 300 kW (o equivalente a 402 cv) e 700 Nm, proporcionando tracção integral permanente. E conseguem acelerá-lo de 0 a 100 km/h em menos de 5 s, o que não deixa de ser notável! A sua carroçaria com uma aerodinâmica muito cuidada – até com detalhes como os limpa-vidros escondidos ou a troca dos retrovisores exteriores por pequenas câmaras – ajuda também a manter uma elevada autonomia.

Este Generation EQ antecipa a forma como serão construídos os futuros Mercedes eléctricos, baseados numa plataforma especialmente desenvolvida e que se vai adaptando, de acordo com as necessidades do veículo a que se destina. Tanto a distância entre eixos como a largura de vias são variáveis e, com isso, a quantidade e tamanho das baterias, de acordo com o modelo a construir. Assim, a mesma arquitectura servirá para SUV, familiares, coupés ou monovolumes.

O Generation EQ foi o grande protagonista da Mercedes em Paris


Outro sinal distintivo da família EQ é a grelha negra, com a estrela da marca iluminada, além de outros elementos, como se vê na dianteira deste protótipo. O interior, apenas com quatro lugares, é muito
minimalista, com uma decoração extremamente "clean", mas carregado de tecnologia, como o enorme ecrã de 24 polegadas que concentra toda a instrumentação ou os comandos "touch".

Em Paris, a Mercedes inicia uma nova era na sua história, com um protótipo que é um autêntico manifesto de intenções sobre o que pretende fazer num futuro próximo, com uma gama completa de veículos eléctricos. E com este Generation EQ coloca já a fasquia bastante alta!
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.