A Nissan acaba de revelar ao Mundo no Salão Automóvel de Detroit o Xmotion Concept (lê-se "cross motion"), um exercício de design que nos dá várias pistas acerca de como poderão ser os SUV da marca japonesa no futuro.
"Com o Xmotion Concept explorámos o lado mais agressivo e potente da Nissan Intelligent Mobility. Formas fortes e inovadoras contrastam com detalhes do artesanato tradicional japonês de forma contemporânea", começou por dizer Alfonso Albaisa, vice-presidente sénior de design da Nissan. "A combinação exterior e conceitos de ocidentais e orientais continuam dentro do Xmotion, onde conectividade avançada e tecnologias autónomas se misturam com arte moderna digital do Japão e com artesanato cultural", acrescentou. "À primeira vista o Xmotion pode aparentar ter uma linguagem de design mínima, mas um olhar de perto revela camadas de detalhes que fazem deste concept excepcional", atirou.
A imagem traseira é marcada pelas protecções proeminentes no pára-choques e pela assinatura luminosa, mas é a dianteira que mais atenções "rouba". E para isso muito contribui os faróis em forma de "U" e a grelha em forma de "V", sendo que este último representa uma evolução radical face às grelhas que definem a imagem dianteira dos actuais modelos da marca japonesa.
À excepção dos pneus enormes e rugosos (que dão ideia de que são capazes de passar por cima de tudo…) e da "caixa" montada em cima do tejadilho, o visual deste protótipo é bastante simples. Mas não podemos dizer o mesmo do interior, que não deixa ninguém indiferente. Acreditamos que pode dividir opiniões, mas não temos dúvidas em afirmar que se trata de uma interpretação original das tradições nipónicas.
"Desenhámos o Xmotion Concept para ser um SUV altamente funcional que pode ser conduzido todos os dias mas que mesmo assim pode levar os donos e amigos até um parque ou uma zona recreativa sem dificuldade", concluiu Alfonso Albaisa.
Não podemos afirmar que este protótipo alguma vez terá uma versão de produção à sua imagem, mas podemos garantir que tem elementos que vão certamente influenciar os futuros SUV da Nissan, segmento onde a marca japonesa pontua há vários anos.