Pode já não ser uma surpresa, até porque já o tínhamos visto numa "fuga" de imagens que surgiu na "net", mas só agora o Classe G foi apresentado oficialmente pela Mercedes no palco do Salão de Detroit, nos Estados Unidos.
Porém, não se deixe enganar pelo "look". Este Mercedes Classe G é totalmente novo e a Mercedes até já confessou que as únicas coisas que permaneceram inalteradas face à anterior geração foram os fechos das portas e a caixa traseira que "esconde" o pneu sobressalente. Tudo o resto é novo.
Mas vamos por partes. Primeiro importa perceber o que mudou por fora, a começar no… tamanho! A marca de Estugarda reivindica um aumento de 53 mm no comprimento e de 121 mm na largura. Pode parecer pouco, mas é o suficiente para que este Classe G tenha ainda mais presença em estrada (e fora dela!).
As transições entre os vários painéis da carroçaria estão mais harmoniosos e as cavas das rodas estão melhor integradas na carroçaria. Tudo isto faz parte de um objectivo revelado pela marca alemã que pretendia alcançar um "look" onde este Classe G transmitisse a ideia de ser uma única "peça". Ainda assim, detalhes icónicos como os puxadores das portas, o pneu sobressalente no portão traseiro e os "piscas" proeminentes montados no "capot" continuam presentes.
Os acabamentos são ao gosto de cada um e estão disponíveis apontamentos em madeira, carbono ou metálicos para contrastar com a pele dos bancos e do "tablier". Mesmo sem recorrer a opcionais, este Classe G representa um passo em frente no que toca a conforto, a tecnologia e ao espaço disponível dentro do habitáculo. É que se a fabricante de Estugarda trabalhou no sentido de melhorar a insonorização e a vibração do interior, também conseguiu dar mais espaço aos passageiros e condutor. Há mais espaço para os ombros, para a cabeça e para os joelhos, sendo que o espaço para as pernas de quem viaja na segunda linha de bancos aumentou em 150 mm.
Ninguém tem dúvidas em afirmar que este novo Classe G é dos modelos mais luxuosos do catálogo da marca de Estugarda, mas não se deixe enganar por isso, já que tal como acontecia em 1979, continua a ser um dos todo-o-terreno mais competentes que o dinheiro pode comprar. A Mercedes adianta mesmo que as capacidades "off-road" deste "G" são melhores do que as do seu antecessor. Para isso muito contribui o chassis em forma de escada, os três diferenciais mecânicos capazes de um bloqueio de 100 por cento e uma nova suspensão dianteira independente.
Graças aos materiais usados na sua construção este Classe G está 170 kg mais leve que o seu antecessor, o que permite que seja tão competente em estrada como fora dela. E se isso vale para o comportamento e para a capacidade deste modelo, também vale para o "look", já que este ícone renascido continua a ser tão adequado para um passeio por Beverly Hills como para uma aventura no deserto!
A estreia do G500 no mercado português acontece já em Maio e a variante G63 AMG vai chegar pouco depois, em Junho. Contudo, as versões com motorizações diesel só vão aparecer no nosso país no próximo ano. Ainda não é conhecido o preço para o mercado português, mas se tivermos em conta que a geração antiga começava nos 142 mil euros rapidamente percebemos que as novidades que a Mercedes acrescentou a este novo modelo vão fazer o preço disparar…