A Mercedes acaba de revelar ao mundo o renovado Classe S, antes da sua chegada ao mercado, que deve acontecer no próximo mês de Julho. Depois de várias fotos espias e de "teasers" que pouco ou nada revelavam, podemos finalmente admirar o resultado final deste "restyling" à berlina de luxo da marca de Estugarda.
À imagem do que já aconteceu com o seu antecessor, este Classe S volta a dar um passo em frente no que à tecnologia e eficiência diz respeito e chega ao mercado com a "mira" apontada aos rivais germânicos Audi A8 e BMW Série 7.
Olhando para o design exterior, as alterações que saltam de imediato à vista são os novos pára-choques (traseiro e dianteiro). Na dianteira, a grelha foi redesenhada e as entradas de ar estão mais salientes, contribuindo para um "look" mais desportivo e agressivo. Por seu turno, na traseira, o pára-choques também foi redesenhado, sendo que a moldura cromada que contorna as duas saídas de escape "rouba" algum protagonismo aos novos grupos ópticos, que contam com tecnologia LED.
Mas se as alterações ao nível da linguagem visual estão longe de ser radicais, o novo "navio-almirante" da Mercedes conta com grandes novidades ao nível dos motores, da tecnologia e das capacidades autónomas. Mas vamos por partes.
Dentro do habitáculo, um dos destaques vai para os dois novos ecrãs de alta resolução com 12.3 polegadas cada. Os dois "displays" estão montados de maneira a formar um enorme painel digital que serve de complemento ao design do interior. O volante também foi alvo de renovações, passando agora a contar com controlos tácteis que respondem ao deslizar dos dedos tal como um smartphone, permitindo ao condutor controlar o sistema de "infotainment" sem ter de tirar as mãos do volante. O sistema de som, que ficou a cargo da Burmester, é no mínimo impressionante. A tecnologia é 3D Surround Sound e o conjunto de altifalantes debita 1520 watts de potência.
Avançando para os acabamentos, os materiais usados continuam a ser de grande qualidade, mas a Mercedes passa agora a oferecer novas combinações de cores capazes de criar novos ambientes dentro do habitáculo do novo Classe S. E para isso muito contribui o sistema de iluminação LED que pode assumir 64 cores distintas.
Outra das novidades é o sistema "ENERGIZING Comfort Control", que consegue combinar a climatização, as capacidades de massagens do bancos, o sistema de iluminação e a música de forma a criar um ambiente de harmonia e ajustado às necessidades do condutor, que pode optar por escolher entre seis programas distintos: Freshnessm Warmth, Vitality, Joy, Comfort e Training, sendo que este último consiste no relaxamento ou activação dos músculos com vários exercícios distintos. Todos estes programas têm uma duração de dez minutos e podem ser visualizados no ecrã à frente do condutor.
A gama de motores também foi revista, sendo que uma das novidades é a estreia do novo motor V8 biturbo que debita 469 cv de potência e 700 Nm de binário máximo. A Mercedes garante que é um dos motores V8 a gasolina mais económicos do mundo, consumindo cerca de 10 por cento menos combustível que o seu antecessor. Para que isto seja possível, quatro dos oito cilindros podem ser desactivados em simultâneo.
Por seu turno, no campo dos diesel, este modelo está disponível nas variantes S 350d 4MATIC (286 cv e 600 Nm de binário) e S 400d 4MATIC (340 cv e 700 Nm de binário). Para o primeiro a Mercedes reclama uma média de consumo de 55.5 l/100 km (145 g/km CO2) e para o segundo 5.6l/100 km(147 g/km CO2). Recorde-se que ambas as versões usam o mesmo bloco, o novíssimo motor de 3.0 litros com seis cilindros em linha (já incorpora uma fonte de alimentação de 48 V).
A Mercedes está igualmente a planear um motor de seis cilindros em linha a gasolina e uma nova variante híbrida (Classe S Plug-in Hybrid) que vai oferecer 50 km de autonomia 100 por cento eléctrica graças à nova bateria de maior capacidade, 13,3 kWh.
Tal como referimos acima, este Mercedes Classe S representa um passo em frente no que a tecnologia e condução autónoma diz respeito, e a verdade é que o sistema "Mercedes-Benz Intelligent Drive" foi levado a outro nível. O novo "pack" de assistência de condução oferece funcionalidades como o "DISTRONIC Active Proximity Assist", "Active Steer Assist", "Active Lane Change Assit", "Active Emergency Stop Assist" e "Traffic Sign Assist", sistemas que deixam este Classe S mais próximo da condução autónoma. Os donos do novo Classe S podem ainda usar funcionalidade tão distintas quanto o "Remote Parking Assist", para manobrar o veículo até espaços estreitos (garagens ou lugares de estacionamento) através do smartphone, ou o sistema que lê e reconhece os sinais de trânsito em tempo real.
Mas se a variante "convencional" do Mercedes Classe S já impressiona, há propostas ainda mais especiais para quem procura algo mais. Estamos a falar dos novos Mercedes-AMG S 63 4MATIC+, S 65 e Mercedes-Maybach S 560 4MATIC.
Este último conta com o novo motor V8 de 469 cv de potência e 700 Nm de binário máximo, mas é o nível de acabamento que mais se destaca, com todos os detalhes a serem levados ao extremo. Além do logo da Maybach no exterior, esta versão destaca-se das restantes por contar com vários apontamentos cromados no exterior (ver galeria).
Por outro lado, as duas propostas Mercedes-AMG levam este Classe S a outro nível. O S 63 4MATIC+ conta com um motor de 4,0 litros biturbo V8 que debita 612 cv de potência (mais 27 cv do que o seu antecessor). E graças aos 900 Nm de binário máximo é capaz de passar dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,5 segundos. Este bloco V8 está acoplado a uma caixa automática AMG SPEEDSHIFT MCT de nove velocidades que envia a potência para as quatro rodas através do sistema AMG Performance 4MATIC+.
Já a proposta S 65, além de contar com um visual ainda mais radical que a distingue de todas as variantes da gama "S" da Mercedes, está equipada com um motor V12 biturbo de 6,0 litros que continua a debitar 630 cv de potência (valor que já se verificava na geração anterior) e 1000 Nm de binário máximo.
Como referimos acima, é esperado que este novo Mercedes Classe S faça a sua estreia comercial já no próximo mês de Julho. Mas para já as atenções estão focadas no Salão Automóvel de Xangai, certame onde este Classe S faz a sua primeira aparição pública.