Quem se lembra do chamado Range Rover Classic? Pois, foi criado há já quase 50 anos (1970) como uma versão de luxo daquilo que na altura se designava por… jipes e muito antes de se inventar a expressão Sport Utility Vehicles, celebrizada pela sigla SUV. Esse que foi, no fundo, o "pai de todos os SUV" tinha apenas duas portas (mais a de acesso à bagageira) e é essa herança que a Range Rover quer revisitar/homenagear de forma grandiosa, exclusiva… e muito cara com uma edição especialíssima denominada Range Rover SV Coupe.
"O Range Rover SV Coupe é uma celebração de toda a herança Range Rover. Com o dramatismo da silhueta de duas portas, este coupé de quatro lugares de cortar a respiração faz alusão à sua herança única, ao mesmo tempo que é um automóvel moderno e contemporâneo", resumiu o responsável do "designer" da marca, Gerry McGovern. "Este é o mais distintivo, luxuoso e exclusivo Range Rover alguma vez construído".
Também por isso o seu preço, no Reino Unido, começará nos 266 mil euros… Mas, em troca, tem uma carroçaria única e trabalho de artesãos num interior de um requinte a toda a prova, com uma pele especial e um padrão em diamante. As cores interiores serão à escolha do comprador, havendo cerca de uma centena de combinações possíveis, entre tons de pele, pespontos, forros de portas e até símbolos em metais semi-preciosos para serem encrustados.
O habitáculo, para quatro, tem confortáveis poltronas sob um enorme tecto panorâmico, enquanto os vidros das janelas laterais não têm molduras, como nos verdadeiros coupés… E para que o Range Rover SV Coupe ganhe a grandiosidade que merece projecto tão exclusivo, será o primeiro modelo da marca a usar jantes de… 23 polegadas!
Para terminar, a mecânica não poderia ser descurada num projecto destes, estando entregue ao V8 5.0 sobrealimentado com 565 cv que faz do SV Coupe o mais rápido dos Range Rover: 265 km/h, 0 a 96 km/h (0-60 mph) em 5 s! Tudo do bom e do melhor, com a vantagem de, no futuro, se tornar um daqueles carros que se valorizará com o tempo…