A Renault prometia espantar Paris com um "concept" que avança pistas quanto à nova linguagem de "design" que a marca francesa irá seguir nos futuros modelos. E de uma coisa não há dúvida: o Renault Trezor ficará como um dos carros marcantes do salão de Paris de 2016… ou não soasse a "trésor", a palavra francesa para tesouro!
As suas linhas esguias numa carroçaria com uma "pele" inovadora em fibra de carbono seduzem à primeira vista. Este desportivo muito baixo e de formas fluídas que se estendem até uma traseira que termina numas pequenas ópticas horizontais. Não tem a habitual grelha dianteira, apenas tendo pequenas entradas de ar para arrefecimento dos travões.
E, elemento tipicamente de "show", o envolvente pára-brisas vermelho que integra toda a parte superior que se eleva de forma majestosa para se poder aceder a um interior futurista. Aqui, tudo é comandado só por toque, a não ser a direcção, já que se trata de um "concept" desportivo. Mas tendo o Trezor um modo de condução autónoma, o volante alarga-se para dar uma outra visão sobre a estrada e para o grande painel central!
Renault Trezor: marca francesa mostra o seu… tesouro
Obviamente que estes protótipos servem para anunciar novas direcções – haverá detalhes deste Trezor que encontraremos em futuros Renault –, não prometendo qualquer modelo concreto a construir. Já a tecnologia que está sob a pele em fibra de carbono do Trezor é mais interessante e possível de chegar aos nossos carros…
Trata-se de um motor eléctrico – daí não precisar da grelha dianteira de refrigeração – derivado do que foi usado no monolugar campeão da Fórmula E, chegando aos 350 cv e 380 Nm de binário o que, teoricamente, chegaria para levar o Renault Trezor dos 0 aos 100 km/h em menos de 4 s! As duas baterias e o sistema de recuperação de energia de travagem são também os utilizados na Fórmula E.
Apesar de toda esta tecnologia, o Trezor consegue manter o peso limitado nos 1600 kg, devido aos materiais leves usados na sua construção. Com linhas fascinantes e uma superfície inovadora, este é daqueles "concepts"… que fazem um salão!