A SEAT anunciou esta quinta-feira uma versão mais robusta do seu SUV Ateca, denominada X-Perience, e que será apresentada no Salão Automóvel de Paris.
Para a SEAT, o Ateca tem tudo a ver com condutores aventureiros, que não têm medo de se "lançar" por estradas de terra ou neve. E, com este Ateca X-Perience, a marca espanhola pretende vincar ainda mais o carácter "off-road" do seu SUV, tornando-o capaz de ultrapassar todos obstáculos que tiver pela frente.
Comparando este X-Perience com o
Ateca "normal", facilmente percebemos que o X-Perience tem mais presença e assume uma postura mais agressiva, muito por culpa da maior altura ao solo, dos pneus de elevado perfil, das jantes exclusivas de 18 polegadas, das molduras dos guarda-lamas e dos estribos laterais mais largos. Tudo para ajudar a destacar o carácter aventureiro deste Ateca.
A cor da carroçaria, "verde-azeitona fosco" é à prova de riscos, e o contraste com os apontamentos cor de laranja serve para "evidenciar os componentes técnicos", como atesta Alejandro Mesonero-Romanos, director de design da Seat. Mas o "look" exterior só fica completo com detalhes como as barras de tejadilho cromadas, spoiler traseiro e um difusor dianteiro e traseiro.
Já dentro do habitáculo, as cores foram escolhidas de forma a garantir uma harmonia com o "visual" exterior. E como não poderia deixar de ser, a fórmula usada é a mesma. E se o verde e o castanho representam o lado mais aventureiro deste X-Perience, as costuras e os pequenos apontamentos em laranja destacam a vertente tecnológica.
O terminal multimédia é um ecrã de 8 polegadas e faz uso de sistemas como o Easy Connect e o SEAT Full Link conection (que incorpora a funcionalidade Apple Car Play e Android Auto), sendo que haverá um terminal "Connectivity Box" que lhe permitirá carregar o smarphone sem recurso a fios.
Mas este Ateca não é só radical no "look" e tem vários argumentos técnicos capazes de convencer os clientes que estejam interessados em fins-de-semana de aventura. O motor, 2.0 litos TDI, produz 190 cavalos de potência e 400 Nm de binário máximo, e está associado a uma caixa automática de dupla embraiagem com sete velocidades que podem ser alteradas nas patilhas do volante.
O Ateca X-Perience conta ainda com o programa Driving Experience na consola central, que permite ajustar o Perfil de Condução SEAT, sendo que poderá optar pelo modo Normal, Sport, Eco ou Personalizado. O sistema de tracção às quatro rodas também permite ajustes, e graças à tecnologia "Haldex" inclui uma configuração específica para a neve e outra para "off-road", sistema que juntamente com a função "Hill Descent Control" – regula de forma automática a velocidade de descida -, não terão problema nenhum em levá-lo por maus caminhos.
A primeira aparição pública deste Ateca X-Perience vai acontecer no
certame de Paris, que abre portas ao público no próximo dia 1 de Outubro.