Pesquisa
Salões

Stinger é a berlina desportiva… e emocional da Kia

11:26 - 09-01-2017
  33
Stinger é a berlina desportiva… e emocional da KiaStinger é a berlina desportiva… e emocional da KiaStinger é a berlina desportiva… e emocional da KiaStinger é a berlina desportiva… e emocional da KiaStinger é a berlina desportiva… e emocional da KiaStinger é a berlina desportiva… e emocional da KiaStinger é a berlina desportiva… e emocional da KiaStinger é a berlina desportiva… e emocional da KiaStinger é a berlina desportiva… e emocional da KiaStinger é a berlina desportiva… e emocional da KiaStinger é a berlina desportiva… e emocional da KiaStinger é a berlina desportiva… e emocional da KiaStinger é a berlina desportiva… e emocional da KiaStinger é a berlina desportiva… e emocional da KiaStinger é a berlina desportiva… e emocional da KiaStinger é a berlina desportiva… e emocional da KiaStinger é a berlina desportiva… e emocional da KiaStinger é a berlina desportiva… e emocional da Kia
Stinger é a berlina desportiva… e emocional da KiaStinger é a berlina desportiva… e emocional da KiaStinger é a berlina desportiva… e emocional da KiaStinger é a berlina desportiva… e emocional da KiaStinger é a berlina desportiva… e emocional da KiaStinger é a berlina desportiva… e emocional da KiaStinger é a berlina desportiva… e emocional da KiaStinger é a berlina desportiva… e emocional da KiaStinger é a berlina desportiva… e emocional da KiaStinger é a berlina desportiva… e emocional da KiaStinger é a berlina desportiva… e emocional da KiaStinger é a berlina desportiva… e emocional da KiaStinger é a berlina desportiva… e emocional da KiaStinger é a berlina desportiva… e emocional da KiaStinger é a berlina desportiva… e emocional da KiaStinger é a berlina desportiva… e emocional da KiaStinger é a berlina desportiva… e emocional da KiaStinger é a berlina desportiva… e emocional da Kia
A Kia tem vindo a fazer uma caminhada notável em termos de qualidade dos seus produtos, mas ainda lhe vinha faltando algo no capítulo emocional. Foi para colmatar esse lado tão importante na imagem de marca que se "atirou" no projecto Stinger que agora apresenta em Detroit, uma berlina desportiva de altas "performances". A desafiar, claramente, carros como o Audi S5 Sportback ou o BMW 440i Gran Coupé.

E, embora vá ser lançado primeiro nos Estados Unidos, no Verão, este Stinger foi todo concebido na Europa, onde só chegará no final do ano. O seu estilo desportivo e arrojado foi desenhado no centro de estilo que a marca possui em Frankfurt, sob a direcção de Gregory Guillaume. Quanto à parte dinâmica foi desenvolvida no Nürburgring, com a supervisão de Albert Biermann que a Kia foi buscar, em 2014… à divisão M da BMW! E não é segredo nenhum que, durante o desenvolvimento do Stinger, foi o BMW 440i que serviu de referência.

Já sabemos, portanto, do que estamos a falar em termos dinâmicos, havendo uma correspondência nas primeiras duas motorizações anunciadas, começando logo nos 255 cv do dois litros de quatro cilindros e turbo. Mais impressionante, contudo, será a versão V6 3.3 biturbo de 365 cv e 510 Nm que deverá levar o Stinger a atingir os 100 km/h em 5,1 s, com uma velocidade máxima de 269 km/h.

Mais tarde, provavelmente no início do próximo ano, o Stinger também deverá receber um motor Diesel de quatro cilindros. Este modelo poderá ter tracção traseira ou integral, embora a Kia não tenha clarificado se essa escolha pode ser feita em qualquer das motorizações. Mas é certo que a tracção às quatro rodas estará disponível na motorização mais potente.

Caso toda a dinâmica esteja à altura dos rivais alemães, o Kia Stinger terá ainda a vantagem de uma mais ampla habitabilidade, devido às suas maiores dimensões. Com 4,831 m de comprimento e 1,869 m de largura, está mais perto de um Série 5 que de um Série 4 Gran Coupé, além de ter uma distância entre eixos de 2,906 m que promete habitáculo mais espaçoso que os dos concorrentes germânicos. Só na menor altura (1,4 m) mostra a vocação mais desportiva e o seu perfil de "coupé".

Utilizando uma versão modificada do chassis do desportivo Genesis, construído em grande percentagem em materiais leves, este será o primeiro Kia a ter suspensão adaptativa, com o sistema Dynamic Stability Damping Control. E que permitirá oferecer cinco modos de condução que alterarão a firmeza da suspensão e a resposta da direcção e do motor.

Tendo ido beber a inspiração ao protótipo GT apresentado em 2011, este Stinger tem tudo para dar o lado emocional de que a Kia ainda precisa para fazer frente aos sempre desafiantes construtores alemães!
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.