O FJ Cruiser (ver galeria) pode já ser uma coisa do passado – a produção parou em 2014 – mas a Toyota acaba de apresentar um novo concept no Salão de Nova Iorque que pode ser visto como uma reinterpretação futurista deste modelo.
Denominado FT-4X, foi desenhado pelo estúdio "Calty Design Research" da Toyota na Califórnia e tem como objectivo chegar aos "Millennials" que vivem nas cidades mas que não dispensam uma aventura pelas montanhas ou uma ida à praia.
Toyota FT-4x Concept é o FJ Cruiser do futuro
Baseado na nova plataforma que a Toyota desenvolveu para os modelos do segmento C, este FT-4X é substancialmente mais pequeno que o FJ Cruiser. Estamos a falar de menos 40 cm no que ao comprimento diz respeito e menos 20 cm na altura ao solo. Está, por isso, muito mais próximo das "medidas" do novo C-HR.
Mas o que mais se destaca neste concept é o design exterior, que apesar de ser bastante futurista, não rompe por completo com o passado dos modelos "4x4" da marca nipónica. Destaca-se o "look" agressivo e robusto, conseguido sobretudo à custa de cavas das rodas bastante salientes, de uma grelha dianteira bastante larga e de pneus "off-road" de enormes dimensões.
Mas se todo o modelo está repleto de elementos típicos de um "show car", há um que salta imediatamente à vista. Estamos a falar da enorme "janela" traseira que conta com um "manípulo" rotativo que pode assumir duas posições: na horizontal para uma utilização urbana (o "portão" traseiro abre para cima) ou na vertical para uso "off-road", sendo que nesta configuração o "portão" traseiro se divide em dois.
Descrito como uma "caixa de ferramentas de quatro rodas motrizes", o FT-4X está repleto de características únicas que fazem dele a escolha perfeita para uma aventura de fim-de-semana. O tejadilho e a parte traseira foram reforçados, sendo que o primeiro pode servir como zona de carga e o segundo como zona de dormir (entre os dois bancos da frente está um saco cama da North Face). Existem ainda zonas de arrumação que tanto podem assumir uma temperatura quente como fria, recipientes para água nas portas, uma "tomada" de electricidade, o rádio montado na consola central pode é removível e transforma-se numa coluna portátil e há até uma câmara GoPro integrada no espelho lateral para que toda a acção fique registada.
O habitáculo está dividido em duas zonas diferentes, uma zona "limpa" e uma "molhada". A zona limpa representa os dois bancos dianteiros. Já a "wet zone" representa a área em torno dos dois bancos e a zona de carga na traseira, sendo que esta última conta com um chão que desliza e "esconde" uma zona de "arrumos".
É certo que para já este Toyota FT-4x não passa de um protótipo, mas é perfeitamente possível que venha a estar na origem de uma versão de produção. Contudo, é seguro afirmar que caso isso venha a acontecer, será sempre uma versão de "look" mais sóbrio e a deixar de parte alguns destes elementos de "show car".