Dá ares de "mini Classe C" e, no fundo, é isso mesmo que é suposto! Ainda é apenas um protótipo, mas sabe-se que a Mercedes vai apostar forte no alargamento da sua gama mais baixa, a família A, pelo que acabará mesmo por ser produzido: o Mercedes-Benz Concept A Sedan é a berlina do classe A, de formas mais clássicas que o CLA, feito para competir com o Audi A3 Sedan.
Vai ser assim a versão berlina do Mercedes Classe A!
Estes modelos podem nem ser muito populares entre nós mas são de extrema importância… no mercado chinês! Não foi, por isso, por acaso que a Mercedes escolheu o salão automóvel de Xangai para a estreia em público da berlina do Classe A, ainda em fase de protótipo, embora claramente próxima do que será a versão de produção.
"O nosso Concept A Sedan mostra que o tempo dos vincos e das arestas terminou", decretou Gorden Wagoner, responsável do "design" na Daimler, a "casa-mãe" da Mercedes.
"Com as suas proporções perfeitas e um tratamento sensual das superfícies muito limpas, quase sem arestas, é a próxima referência da Pureza Sensual e tem o potencial necessário para a introdução de uma nova era do ‘design’".
A frente deste Concept A Sedan é bastante diferente do actual Classe A ou do CLA, podendo dar-nos algumas pistas sobre as futuras gerações daqueles modelos. Há já algum tempo que a Mercedes tem vindo a simplificar as linhas dos seus modelos, utilizando superfícies muito mais lisas – o E Coupé é o exemplo mais claro disso – e esse é o caminho do "design" dos seus futuros modelos, como este Concept A Sedan bem exprime.
Elemento de "show car" que não se espera que fique na berlina de produção – só por ser usado como símbolo distintivo de versões de altas "performances" – é a grelha Panamericana, bem como o interior das ópticas que poderão manter aquele desenho em triângulo rasgado… A Mercedes explica que a grelha que se vê no interior dos faróis foi coberta com uma tinta sensível aos raios ultravioleta e depois exposta a esse tipo de luz, dando-lhe um brilho púrpura… Destaque ainda para a gigantesca entrada de ar dianteira, mas que também deverá ser um elemento de "show car".
A traseira é mais "bojuda" que a do CLA, distinguindo-se claramente os dois modelos e conferindo ao Concept A Sedan um ar muito mais familiar. Também aqui as formas triangulares voltam a marcas as ópticas, destacando-se ainda as cavas das rodas bastante alargadas para receberem as enormes jantes de 20 polegadas com pneus 235/40. Nas imagens em que o A Sedan aparece a andar percebe-se que esta nova linguagem de "design" que a Mercedes quer adoptar consegue transmitir um grande dinamismo a um modelo que será, acima de tudo, um automóvel familiar.
De facto, a carroçaria tem as proporções correctas de uma berlina e a sua carroçaria destaca-se por ser de uma suavidade que dá vontade de tocar, pela quase ausência de arestas. Este A Sedan tem um ar… macio! Em termos de dimensões, tem 4,57 m de comprimento, o que o deixa a 6 cm de um CLA e a 12 cm de um Classe C mas, nesta versão de salão, é mais largo que qualquer destes modelos, com 1,87 m. Tem ainda 1,46 m de altura, mais 3 cm que o CLA.
Outros detalhes interessantes deste protótipo são os retrovisores muito finos e os puxadores das portas totalmente integrados na carroçaria, outros elementos que não deverão passar ao modelo de série. Que não se sabe ainda ao certo quando deverá chegar ao mercado mas que é certo que irá ser produzido, até porque a Mercedes já fez saber que pretende alargar a sua família mais pequena até oito modelos, sendo este… o sexto, a seguir aos Classe A e B, GLA e CLA e CLA Shooting Brake.