Passado vários "teasers" e na véspera da abertura do salão de Genebra onde será uma das principais novidades da marca alemã, eis o Volkswagen Arteon, a berlina desportiva que substituirá o CC. Ou seja, será a oferta "premium" da marca de Wolfsburgo para se situar acima do Passat na sua ampla gama. E, como se esperava, mantém-se no essencial como o VW Sport Coupe Concept GTE apresentado faz agora dois anos, também no certame helvético.
"As linhas atléticas do Arteon envolvem um conceito extramente funcional", resumiu Tobias Sühlmann, o responsável do "design" exterior do Arteon durante a sua apresentação, no decorrer da noite que o Grupo VW organiza, tradicionalmente, antes de cada salão, para antecipar as novidades.
"Forma e função encontram aqui espaço para progredirem em sintonia. Em contraste com as berlinas clássicas, este conceito ‘Gran Turismo’ oferece mais espaço e flexibilidade graças à sua grande distância entre eixos, ao ‘design’ da traseira e ao grande portão da mala".
O Arteon está, obviamente, construído sobre a plataforma modular do Grupo VW destinada a modelos com motores montados em posição longitudinal, denominada MQB. A tal distância entre eixos de que falava Sühlmann, é de 2,841 m, ou seja, mais 5 cm que a do Passat. Um crescimento que se nota noutra cotas do Arteon que é 9 cm mais comprido (4,86 m), 4 cm mais largo (1,87 m) mas, por se tratar de uma carroçaria com um toque mais desportivo, 3 cm mais baixo (1,43 m). A quinta porta esconde uma volumosa bagageira com 563 litros.
Também a nível estético há grandes diferenças para o Passat, com uma frente muito mais poderosa, tal como todo o resto da carroçaria, com linhas bem vincadas e cheias de personalidade. A VW apresenta-nos o Arteon como um Gran Turismo e dá-lhe, por isso, um ar mais imponente… e apaixonante. Este é, claramente, um modelo muito mais emocional que qualquer das restantes berlinas da gama da VW.
Só no interior não há… grandes invenções, seguindo as linhas do habitáculo do Passat, embora com pequenos detalhes próprios de um modelo com personalidade própria. Detalhes como a luz ambiente, numa faixa que percorre todo o habitáculo, ou os dois bancos traseiros dos lugares exteriores, bem moldados, embora haja um lugar central, já que a lotação do Arteon é de cinco ocupantes. De série será também o Active Info Display já visto no Golf, bem como diversos sistemas de infoentretenimento, com ecrãs que irão das 6,5 às 9,2 polegadas.
No seu lançamento, previsto para o início do Verão, o Arteon disponibilizará três variantes do motor 2.0 TDI, com 150, 190 e 240 cv, os dois primeiros com caixa manual de 6 velocidades, o último com caixa automática DSG de 7 velocidades e tracção integral. Nas motorizações a gasolina conta-se o recente 1.5 TSI de 150 cv com caixa manual de 6 velocidades e o 2.0 TSI nas versões de 190 e 280 cv, ambas com a caixa DSG e a mais potente com tracção integral.
Terá, além de acabamentos muito cuidados, toda a mais recente tecnologia de auxílio à condução do Grupo VW. O Arteon será a nova coqueluche da marca de Wolfsburgo mas, quando for posto à venda, será certamente mais caro que as versões equivalentes do Passat.