O R8 é um veterano do catálogo da Audi, um modelo que tem sobrevivido à passagem dos anos, mantendo o conceito apesar da evolução que tem acompanhado todas as suas gerações.
A este nível os engenheiros não têm pressa e, se a última renovação do coupé teve lugar em 2015, deram tempo ao tempo antes de apresentar o novo Spyder, que deve ser visto como a evolução do modelo que estava no mercado desde 2013.
Conta com um motor V10 atmosférico de 5,2 litros de cilindrada e 540 cv de potência, mas para os lados de Ingolstadt não se fala de outras evoluções que poderiam surgir na linha do anterior V10 Plus de 610 cv.
O Spyder adopta a imagem que faz a diferença dos últimos coupés, mas utiliza uma capota de lona (à antiga), que graças a motores eléctricos pode abrir ou fechar (20 segundos) com o carro em andamento, a velocidades até aos 50 km/h.
A arquitectura tem tudo a ver com o apuro da forma dos grandes desportivos, ou seja, o motor colocado em posição central traseira, um tipo de arquitectura que a marca de Sant´Agata Bolognese ajudou a afirmar nos tempos do mítico Miura, que obrigou a Ferrari a fazer melhores Ferrari...
Hoje a Audi, que gere a Lamborghini, assume este dogma nos R8 e os resultados estão à vista...
Ao nível da forma as saídas de ar que surgem na traseira fazem a diferença. Ajudam à respiração do motor colocado em posição central posterior, sendo mais do que uma opção de estilo.
A estrutura em alumínio com um carroçaria em plástico reforçado a fibra de carbono permite reduzir o peso dos R8, mas neste caso o aumento dos reforços para garantirem a rigidez estrutural, que paga dividendos ao nível do comportamento dinâmico, penalizam a relação peso-potência, logo as performances.
O Spyder pesa 1 795 kg, o que equivale a mais 125 kg que o coupé. A marca de Ingolstadt talvez pudesse ter ido mais longe porque a Lamborghini já o foi com o Huracán Spyder, mas mesmo assim as performances são dignas de aplauso. Este descapotável é capaz de chegar aos 318 km/h e passar de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos.
O habitáculo tem uma imagem tão sóbria como desportiva, claramente inspirada no mundo da competição. Mesmo assim não há concessões ao requinte. A marca de Ingolstadt não esquece que este é um modelo Premium e o requinte é tão evidente como o carácter desportivo.
FICHA TÉCNICA
238 000 € (valor estimado)
MOTOR V10
CILINDRADA 5 204 cc
POTÊNCIA MÁXIMA 540 cv/7 800 rpm
BINÁRIO MÁXIMO 540 Nm/6 500 rpm
RELAÇÃO PESO/POTÊNCIA 3,3 Kg/cv
VELOCIDADE MÁXIMA 318 Km/h
0 A 100 KM/H 3,6 s
CONSUMO MÉDIO 11,7 litros/100 Km
EMISSÔES DE CO2 277 g/Km
Novo Audi R8 Spyder