Ei-la finalmente, a tão aguardada e desejada versão descapotável do superdesportivo Mercedes AMG GT! Chega com a designação Roadster e… a dobrar, com dois motores que são versões ainda mais potentes do que os que se encontram no coupé. E, depois, é um descapotável lindo, em que se conseguiu uma harmonia e um equilíbrio quase perfeito entre a elegância e a agressividade própria de uma fera destas. Que só poderemos admirar nas estradas a partir da próxima Primavera, pois as primeiras unidades só começarão a ser entregues em Março de 2017.
Temos, assim, o Mercedes AMG GT Roadster de 476 cv e o Mercedes AMG GT C Roadster de 557 cv que recebem uma capota em lona, de três camadas, montada numa estrutura feita em magnésio, alumínio e aço para controlar o peso. A capota – disponível em preto, vermelho ou beige – abre/fecha em 7 s, operação que pode ser feita com o carro em movimento, até aos 50 km/h. Já que falámos de cores, estes Roadsters terão uma escolha de onze para a carroçaria e dez para o interior, o que deixa ampla escolha para a sua personalização.
"Com estes dois Roadster estamos a expandir estrategicamente a família AMG GT com duas excitantes variantes", referiu o presidente da Mercedes-AMG, Tobias Moers.
"E com o AMG GT C Roadster introduzimos uma nova variante para a qual transferimos muitos dos componentes derivados da competição que tínhamos usado no nosso topo de gama, o AMG GT R, resultando numa experiência única de condução, num ambiente exclusivo, tudo em conjunto com aquela sensação muito pura que só os ‘roadsters’ nos transmitem".
Detalhe interessante, em toda esta fantástica carroçaria: na frente, os Roadsters foram buscar a grelha do mais desportivo coupé, o AMG GT R (585 cv), com as 15 barras verticais a recordar os históricos 300 SL que venceram a Carrera Panamericana e, por trás daquelas, o sistema de refrigeração activo que vai abrindo e fechando umas lamelas em função das necessidades de arrefecimento do motor. E se precisam de ar fresco!
Sob o longo "capot" continua o V8 de 4 litros, biturbo e injecção directa que já move as três variantes do AMG GT, embora aqui afinado para dar mais alguns cavalos. O Mercedes AMG GT Roadster conta com 476 cv e 630 Nm (mais 14 cv e 30 Nm que o AMG GT), para 1595 kg, mais 55 kg que o "fechado". Isto permite-lhe atingir os 302 km/h e acelerar até aos 100 km/h em 4 segundos.
Por seu turno, o GT C Roadster chega aos 557 cv e 680 Nm (mais 47 cv e 30 Nm que o AMG GT S e apenas menos 28 cv que o AMG GT R!), para 1660 kg, acréscimo de 90 kg ao coupé S. Com este poderio, a velocidade máxima sobe aos 316 km/h e a aceleração dos 0 aos 100 km/h passa num "sopro" de 3,7 segundos!
Além da rígica e leve estrutura em alumínio há, mecanicamente, coisas que unem estas duas variantes, como a tracção traseira ou a caixa automática de sete velocidades e dupla embraiagem AMG Speedshift DCT-7. Mas o GT C Roadster dispõe de argumentos que o tornam ainda mais desportivo, começando até pelo modo Race na transmissão que o "normal" não dispõe. Conta ainda com discos de travão de maiores dimensões nas rodas dianteiras e jantes de 20 polegadas, face às de 19 polegadas do irmão menos potente.
Além disso, foi ainda buscar coisas ao extremo AMG GT R, como o diferencial autoblocante de funcionamento electrónico (mecânico no GT Roadster) e a suspensão AMG Ride Control com amortecimento controlável, face à mais normal suspensão desportiva do "só Roadster". Por fim, não só a via traseira é mais larga como conta também com o eixo traseiro direccional estreado no AMG GT R.
O habitáculo é, como em todos os modelos da AMG, extremamente cuidado e detalhado, com materiais de primeira. Os equipamentos são, como sempre, reforçáveis mediante a extensa lista de opcionais, onde se encontrarão os bancos AMG Performance com ainda mais apoio lateral e a possibilidade do sistema Airscarf para aquecimento do pescoço nos dias mais frios ou da ventilação para as jornadas mais quentes. E ainda uma aparelhagem de alta-fidelidade da Burmester para os melómanos que até pode reproduzir uma orquestra inteira na perfeição… mas há-de ter sempre um "defeito": vai abafar os oito tenores que cantam bem afinados sob o capot de qualquer um dos Mercedes AMG GT Roadsters!
Mercedes mostra fabuloso AMG GT Roadster… a dobrar!