Fez furor a primeira aparição pública do agressivo Porsche 911 GT2 RS, aquele que será o mais "brutal" dos 911 jamais construídos! Mas as imagens da sua apresentação – verificada não numa acção da Porsche mas no
lançamento do vídeo-jogo
"Forza Motorsport 7" – deixaram muita água na boca porque… foram só isso, sem números concretos à mistura, deixando muito espaço à especulação. Pois bem, a especulação ficou… aquém da "monstruosa" realidade que será o 911 GT2 RS!
Os detalhes da mecânica da variante mais radical de sempre do imortal modelo desportivo da Porsche começaram a emergir e são quase… assustadoras! De início dizia-se que o motor 3.8 biturbo de seis cilindros opostos – já usado nos 911 Turbo (540 cv), Turbo S (560 cv) e na série especial Turbo S Exclusive Series (606 cv) – iria ter 640 cv mas a Porsche surpreendeu as expectativas mais ousadas: o motor do GT2 RS terá 700 cv, mantendo o binário de 750 Nm!
Com o limitador colocado nas 7200 rpm, o mais radical dos 911 de estrada acelerará até aos 100 km/h em 2,9 s, ou até aos 200 km/h em menos de 9 s, atingindo os 341 km/h. Não é uma evolução gigantesca face ao anunciado pelo Turbo S Exclusive Series… Mas o que este 911 GT2 RS oferece é uma experiência de condução muito mais radical e maior eficiência para quem o deseja usar em "track days", explorando as suas capacidades em pista.
Onde a Porsche fez um grande trabalho foi do lado da redução do peso e da aerodinâmica. Conseguiu que este GT2 RS se ficasse pelos 1500 kg, com recurso a diversos componentes em fibra de carbono. E os mais radicais poderão até baixar aquele número, dispensando o rádio, ar condicionado e sistema de navegação!
O peso tem uma distribuição de 39% sobre o eixo dianteiro e 61% sobre o traseiro, o que pode parecer potencialmente complexo para um bom comportamento dinâmico. Mas não esqueçamos que este GT2 RS tem apenas tracção traseira – em vez da tracção integral dos Turbo – mas conta com o eixo posterior direccional, vectorização de binário (distribui a força do motor entre as rodas traseiras em função da aderência) e diferencial autoblocante. Ajudas importantes no aumento da eficácia e prazer de condução embora claramente viradas… para quem saiba o que está a fazer!
Quanto à aerodinâmica, a frente não se destaca apenas pelas gigantescas entradas de ar, mas também pelo «spoiler» que mantém a dianteira bem agarrada ao chão a velocidades mais elevadas. Às mesmas velocidades a que a enorme asa traseira consegue exercer uma carga descendente de 349 kg, colando bem este Porsche ao asfalto.
Para isso contribuem ainda as molas e amortecedores especiais e muito mais rígidos, quase ao nível dos utilizados na Porsche Supercup, e os pneus exclusivos desenvolvidos pela Michelin e Dunlop, nas medidas 265/35 em jantes de 20 polegadas na frente e 325/30 em jantes de 21 polegadas atrás. Pneus homologados para a estrada mas muito mais virados para as pistas, pelo que só convém utilizá-los com o piso bem seco…
O 911 GT2 RS deverá ser uma das estrelas da Porsche no salão de Frankfurt, em Setembro, devendo chegar ao mercado ainda durante este ano.