O 911 R é um Porsche diferente. É um Porsche para especialistas com um coração à medida de emoções fortes. A Porsche anunciou 991 unidades e em pouco mais de seis meses estão todas vendidas...
Neste modelo tudo começa com o motor atmosférico de seis cilindros opostos (boxer) de 4.0 litros de cilindrada, semelhante ao que equipa o GT3 destinado à competição. Debita 500 cv às 8 250 rpm e tem um binário máximo de 460 Nm às 6 250 rpm. Mesmo assim, está equipado com uma caixa manual de seis velocidades com um único disco de embraiagem.
A simbiose entre o automóvel e o condutor, que está na origem do prazer da condução, tem os dias contados num planeta cada vez mais digital onde a electrónica controla tudo e oferece níveis de conforto que, para muitos, nem são assim tão fundamentais... Felizmente ainda há quem reme contra a maré, propondo alternativas à padronização electrónica que vai levar o condutor a transformar-se num passageiro do seu próprio automóvel cada vez mais "inteligente", para não dizer ditador.
O Porsche 911 R está esgotado...
O Porsche 911 R começa por ser um grande desportivo, na mais pura tradição da marca, onde toda a tecnologia foi colocada ao serviço das performances sem condicionar o condutor com os ditos "auxiliares de condução", que limitam a acção de quem está ao volante. A caixa de seis velocidades é manual. Não há asas imponentes para maximizar o apoio aerodinâmico, e quem está ao volante pode decidir se quer utilizar o controlo da estabilidade e de tracção ou regular a altura ao solo para potenciar o comportamento, isto num modelo onde o eixo traseiro auto-direccional permite alterar o ângulo das rodas de acordo com as características da estrada para maximizar a estabilidade. Os 500 cv de potência de um desportivo que é capaz de passar de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e atingir os 200 km/h em 11,6 segundos, antes de acelerar até aos 323 km/h, podem ser controlados com as mãos no volante e o pé no acelerador por um condutor que está entregue a si próprio. Para quem tem prazer na condução, é isso que faz a diferença num automóvel: os que gostam deste tipo de desafios só podem aplaudir propostas como o diferencial autoblocante e os travões carbo-cerâmicos como equipamento de série. Ainda bem que continua a haver quem produza automóveis como estes. Só é pena que eles não cheguem para as encomendas, apesar de custarem os "olhos da cara". Neste caso o preço ronda os 258 mil euros, mas como as 991 unidades previstas estão todas vendidas, há quem esteja disposto a pagar o triplo...
FICHA TÉCNICA
MOTOR: Boxer 6
CILINDRADA: 3 996 cc
POTÊNCIA MÁXIMA: 500 cv/8 2500 rpm
BINÁRIO MÁXIMO: 460 Nm/6 250 rpm
RELAÇÃO PESO/POTÊNCIA: 2,74 Kg/cv
VELOCIDADE MÁXIMA: 323 km/h
0 A 100 KM/H: 3,8 s
CONSUMO MÉDIO: 13,3 l/100 Km
EMISSÕES CO2: 308 g/Km