O AM-RB 001, o hipercarro da Aston Martin e da Red Bull, foi apresentado esta terça-feira nas instalações da marca britânica, em Gaydon, e é tudo o que tinha sido prometido e ainda mais!
Não é segredo para ninguém que Adrian Newey é um mago da engenharia e o responsável pelos sucessos da Red Bull na F1. Para além disso, é um apaixonado por automóveis de grande potência e uma presença assídua em corridas de clássicos. Ele sabe do que fala e sabe o que pretende…
Paralelamente, a Aston Martin tem acesso aos milhões da Red Bull para desenvolver um projecto radical, que alia a tradição histórica de uma marca com "pedigree", com a maior modernidade no mundo automóvel. Já foi assim com Gordon Murray, e com a McLaren e volta a ser assim com uma nova parceria, que tem tudo para vir a ter sucesso.
Ainda não há muitas informações sobre o AM-RB 001, mas será um carro de estrada diferente de tudo o que já vimos.
Previsto para o início de 2018, a versão que hoje foi apresentada à imprensa e a potenciais compradores ainda deverá mudar, mas nunca mais do que meros "milímetros", como adiantou Andy Palmer, CEO da Aston Martin. Palmer também garantiu que não serão feitas mais do que 150 exemplares, ainda que este número possa ficar só pelas 99 unidades e que serão produzidas 25 versões mais "hardcore" que só poderão ser usadas em pista.
O coração deste Am-RB 001 será um V12 capaz de debitar (pelo menos) 1000 cv de potência. Se a isso juntarmos o facto de pesar apenas 1000 kg, está garantida uma relação peso/potência de 1:1, 1 cv por cada kg. São números absolutamente incríveis e que ganham ainda mais relevância numa altura em que a
Bugatti anunciou que irá tentar bater o recorde do Mundo de velocidade máxima para um carro de estrada em 2018, precisamente no ano em que este AM-RB 001 será lançado.