Fernando Alonso confirmou esta terça-feira que vai abandonar a Fórmula 1 no final da presente temporada. O espanhol, bicampeão mundial de F1 em 2005 e 2006, publicou um vídeo nas redes sociais onde agradece estes "17 anos maravilhosos neste deposto incrível".
"É hora de fazer uma mudança e seguir em frente. Aproveitei cada minuto dessas temporadas incríveis e não posso agradecer o suficiente às pessoas que contribuíram para torna-las tão especiais. Ainda há vários grandes prémios nesta temporada e vou participar neles com mais comprometimento e paixão do que nunca", disse o espanhol.
Ainda não se sabe o que Alonso vai fazer na próxima temporada, se correrá o Mundial de Resistência do WEC com a Toyota ou se também ingressará de vez na Fórmula Indy.
Certo, para já, é que apesar deste abandono o desafio de Fernando Alonso continua a ser o de vencer a "Triple Crown" do automobilismo, que consiste em vencer o Grande Prémio do Mónaco (Alonso ganhou em 2006 e 2007), as 500 Milhas de Indianápolis e as 24 Horas de Le Mans, que Alonso ganhou este ano com a Toyota.
Nas 17 temporadas de Fórmula 1 em que participou Alonso entrou em 303 Grandes Prémios, conquistou 32 vitórias, 97 pódios e 1893 pontos. Desistiu 63 vezes das corridas, garantiu 22 "pole positions" e 23 voltas mais rápidas. Correu com as cores da Minardi, da McLaren, da Ferrari e da Renault.
Querida F1 ....... pic.twitter.com/9w98zWEg1t
— Fernando Alonso (@alo_oficial) August 14, 2018