Não é segredo nenhum que a Ford está a fazer enormes investimentos para tentar colocar o mais rápido possível no mercado automóveis que dispensem a intervenção de um condutor e, como tal, tem vindo a fazer testes nas estradas para desenvolver esta tecnologia.
Mas ao que tudo indica cruzou-se com um problema para o qual não estava preparada. É que os engenheiros que seguem dentro do automóvel para monitorizar o sistema autónomo dos veículos começam a dormir pouco depois de entrarem nos carros!
A notícia foi avançada pela Bloomberg, que dava conta de que havia engenheiros da marca da oval azul a dormir durante os testes dos
veículos autónomos de nível 4, e a Ford já sentiu necessidade de vir a público desmentir a notícia e esclarecer a situação.
No mesmo artigo podia ainda ler-se que a Ford já tinha equipado os veículos de teste com dispositivos para evitar que os engenheiros adormecessem, tais como alarmes sonoros e luminosos tendo mesmo optado por "enviar" um segundo engenheiro dentro do veículo de testes, ainda que nenhuma destas soluções tenha tido os resultados pretendidos.
A referida publicação cita mesmo Raj Nair, director de desenvolvimento de produto da Ford, que adianta que
"é da natureza humana confiar cada vez mais nos veículos autónomos e na tecnologia, a ponto de começar a reduzir consideravelmente a atenção".
Segundo a Bloomberg, esta sonolência já levou a que a Ford tomasse a decisão radical de eliminar por completo os comandos dos seus futuros veículos autónomos, retirando por completo o ser humano desta "equação".
Recordamos que a Ford negou toda esta situação, mas somos os primeiros a admitir que depois de passar várias horas atrás do volante de um automóvel sem precisar de intervir qualquer um pode ficar sonolento. Ainda assim, é impossível confirmar se de facto aconteceu ou não…